As coleções digitais especiais: o caso CEDOC da Faculdade de Comunicação da UNB

Autores/as

  • Mônica Regina Peres Universidade de Brasília - UnB http://orcid.org/0000-0002-5268-7065
  • Anônio Lisboa de Carvalho Miranda Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n2.40771

Resumen

O Centro de Documentação (CeDoc) da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC) reúne a memória da produção acadêmica e experimental da Faculdade a partir de um projeto de construção de um espaço laboratorial, transdisciplinar, para a investigação e criação de propostas de Gestão da Memória em Comunicação e Informação da Faculdade de Comunicação. Relata as ações aos produtos para a criação da coleção especial nos repositórios da BCE, que foi possível ao oferecer a disciplina optativa Comunicação, Informação e Computação: fundamentos e aplicação. Os as ações de preservação são: 1. Organização e digitalização das edições da revista Campus Repórter Campus Repórter; 2. Organização e digitalização do jornal Campus impresso, o mais antigo jornal-laboratório em circulação no país; 3. Livro Livre - sala de leitura de uso e manutenção compartilhada. Elaboração de normas, tutoriais e manuais para o desempenho das atividades. O projeto em sua totalidade ainda está em fase de implantação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anônio Lisboa de Carvalho Miranda, Universidade de Brasília

Professor Emérito

Citas

BARROS, Daniela Melaré Vieira; ANTONIO JUNIOR, Wagner. Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação básica. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, p. 73-84, 2005. Disponível em: < http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2026>. Acesso em: 10 set. 2017.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Você conhece a diferença entre Recursos Educacionais Abertos e Objetos de Aprendizagem?. Disponível em: < https://www.rnp.br/destaques/voce-conhece-diferenca-entre-recursos-educacionais-abertos-e-objetos-aprendizagem> Acesso: 20 jan. 2017.

CAPURRO, Rafael; HJORLAND, Birger. O Conceito de Informação. Perspectivas em Ciência da Informação. v.12, n. 1, jan./abr. 2007.

CARVALHO, F. C. Educação e estudo de usuários em bibliotecas universitárias brasileiras: abordagem centrada nas competências em informações. Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília-UnB, 2008. 145 p.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FLORIDI, Luciano. Philosophy and computing. London: Routledge, 1999.

KHAN, S. I.; KHAN, M. A. Desenvolvimento de acervo na biblioteca Maulana Azad (AMU) e na Biblioteca Central da Universidade de Delhi: um estudo comparativo. BJIS, Marília (SP), v.4, n.2, p.3-21, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/index>. ISSN: 1981-1640. Acesso em: 10 ago. 2011.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. (Tradução de Carlos Irineu da Costa). Disponível em: <http://copyfight.me/Acervo/livros/LE%CC%81VY,%20Pierre.%20As%20Tecnologias%20da%20Intelige%CC%82ncia.pdf>Acesso: 20 jan. 2017.

MIRANDA, A.; SIMEÃO, E.; MARQUES, M.; MEDEIROS, B. Multivocalidade para a elaboração de uma política de informação, documentação e comunicação para a Universidade de Brasília. In: Anais Seminário Gestão da Memória: diálogos sobre políticas de informação, documentação e comunicação para a Universidade de Brasília. 2012.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.87-94, jan./abr., 2007. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/463/624>. Acesso em: 05 nov. 2010.

MASSON, Sílvia Mendes. Os Repositórios digitais no âmbito da Sociedade Informacional. Prisma.com, Porto, v. 7, p.105-152, 2008. Universidade do Porto, Faculdade de Letras. http://dx.doi.org/10.21747/16463153. Disponível em: <http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2079>. Acesso em: 10 set. 2017.

MIRANDA, A. SIMEÃO, E. D a Comunicação Extensiva ao hibridismo da Animaverbivocovisualidade (AV3). Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 24, no 3, p. 49 62, set./dez. 2014. Acesso em: 20 jan. 2017. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/19075/12401;.

SAYÃO, Luis et al. Implantação e gestão de repositório institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. EDUFBA, 2009. Disponível em: < http://www.repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf>

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Direito autoral. Brasília: CDT/UnB, 2016. Disponível em: < www.cdt.unb.br/pdf/programaseprojetos/nupitec/Direito%20Autoral-SITE.pdf >. Acesso em: 25 de out. 2017.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 22, n. 1, 1993. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1208/849>. Acesso em: 12 fev. 2011.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Seleção de materiais de informação. 3.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010. 120 p.

Publicado

2018-10-10

Número

Sección

PESQUISA EM ANDAMENTO