A biblioteca na formação humana

permanência e metamorfose

Autores/as

  • Luís Carlos Pereira Universidade Nove de Julho - UNINOVE/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-8130-1451
  • Cleide Rita Silvério de Almeida Universidade Nove de Julho (UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.53237

Resumen

Esta dissertação tem como objeto de estudo o uso do acervo de duas bibliotecas universitárias – a do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo da pesquisa foi verificar o uso do acervo a partir da percepção que os profissionais das referidas bibliotecas têm de seus usuários, considerando diferenças e afinidades entre o meio impresso e o meio digital como suporte para a pesquisa científica. A investigação, de abordagem qualitativa, recorre a fontes bibliográficas, documentais e de campo a partir da teoria do “pensamento complexo” de Edgar Morin. Para alcançar o que se propôs, foram levantados os referenciais teóricos sobre o tema, bem como se realizou uma entrevista semiestruturada com onze funcionários de ambas as bibliotecas. A partir da fundamentação teórica, da análise e da interpretação dos dados coletados, foi possível compreender de forma mais ampla o uso da informação em seus diferentes suportes por uma sociedade hiperconectada. Os resultados indicaram que os alunos de graduação utilizam mais os formatos impressos de leitura do que os de pós-graduação. Em relação aos docentes, a preferência pelos suportes impressos está diretamente ligada à faixa etária – professores mais jovens têm maior adesão aos formatos digitais. Apesar desses dados, os suportes digitais de leituras são bem vistos como recursos complementares. Esta pesquisa, portanto, apresenta potencial para ampliar as reflexões no que diz respeito aos estudos acerca da funcionalidade e do papel da biblioteca universitária no processo de formação do aluno, bem como pode proporcionar um melhor entendimento sobre o ato da leitura em seus variados suportes.

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Biografía del autor/a

Luís Carlos Pereira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Licenciando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo (FESPSP) e Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento de Sistemas de Informação  pelas Faculdades Integradas Teresa Davila (FAINC). Atualmente é Bibliotecário / Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Áreas de interesse: Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin - Educação e pensamento complexo, Educação e subjetividade. Alfabetização e Letramento, Impacto das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), História das bibliotecas e  Ciência da Informação.

 

Publicado

2020-08-26

Número

Sección

RESUMOS DE DISSERTAÇÕES