Atravessamentos de um devir professor de uma prática á deriva

considerações de um habitante das séries iniciais sobre a biblioterapia como (in)vento para a prática literária

Autores/as

  • Lucas Veras de Andrade Secretaria Municipal de Educação de Teresina http://orcid.org/0000-0002-2087-6371
  • Thiago Felício Barbosa Pereira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumen

O texto se configura como um atravessamento de ideias, contornadas por uma escrita cartográfica, de um devir professor que aposta na biblioterapia como invenção de prática escolar de leitura e escrita literária. Nesse sentido, tem-se como objetivo refletir a biblioterapia como um novo modo de praticar literatura na escola, partindo nesse ensejo, da ideia de leitura menor, um desdobramento deleuze-guattariano, desenvolvido por Benevutto (2017). Para isso, o texto é tecido a partir de uma pesquisa bibliográfica mergulhada ao método cartográfico (DELEUZE; GUATTARI, 1995) em que se propõe um cruzamento argumentativo, construído e retomado mediante experiências vividas, observadas e pesquisadas no território da escola pelo proponente do estudo aos pensamentos de diversos autores. Ao fim, defende-se a biblioterapia como paisagem poética que confere a escola a possibilidade de ser espaço desse acontecimento. E, mais que isso, a biblioterapia ao demonstrar-se como linha de fuga, cria-se nas práticas de vivências literárias uma aura para que tanto a escrita como a leitura literária sejam um desejo, uma degustação.

 

Palavras-chave: leitura literária; biblioterapia; método cartográfico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Professor das Séries Inicias da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Teresina. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação (GEPEBIC), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Linha de Pesquisa: Literatura, Leitura e Biblioterapia.

Thiago Felício Barbosa Pereira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando e Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente no seguinte tema: literatura.

Publicado

2022-12-26

Número

Sección

RESUMOS DE MONOGRAFIAS