Educação museal entre memoriais enlaces e o parabém acervístico da BRAPCI

Museum education between memorial captures and the brapci database anthological performance

Autores/as

  • Marcelo UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Brazil Brasil https://orcid.org/0000-0002-7876-9392
  • Philippe Peterle Modolo UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Brazil Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n4.64890

Resumen

A Educação Museal é potencializadora da cultura da paz por meio de ações inclusivas e sociais. Nessa via alinham-se às diretrizes do direito à educação, à cultura, à informação e ao lazer. A pesquisa sonda o quantitativo de artigos do Acervo da Brapci e o diagnóstico situa o período de 2012 a 2021, de modo a caracterizar a produção científica e temática no âmbito da Ciência da Informação. A metodológica se direciona com a técnica de análise bibliométrica para a BRAPCI. Situa-se como um estudo descritivo e bibliográfico, realizado em outubro de 2022 e apresenta natureza quantitativa dos dados que circundam a esfera da Educação Museal. O diagnóstico posiciona indicadores métricos e busca: i) realçar a evolução temporal da temática nos últimos dez anos; ii) destacar os períodos científicos que mais acolheram o tema; e, iii) localizar os descritores mais representativos da educação museal. Os resultados recuperam um rol de 35 artigos na Brapci, destacando o ano de 2020 como o mais produtivo, com seis artigos de periódicos. Há o destaque para a revista Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação com quatro itens documentais recuperados. A conclusão ratifica que a temática está pulverizada em torno de 69 pesquisadores e em 26 periódicos, situando a primazia e a prospecção cidadã e sociocultural da educação museal.

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Biografía del autor/a

Marcelo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Brazil Brasil

Bibliotecário e Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFES) - Linha 2 - Memória, Representação e Informação; Especialista em Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq - DGP Reg. Nº: 8448/2017) Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo; desenvolvendo estudos empíricos e teóricos quanto à política, gestão, memória, patrimônio e preservação de documentos arquivísticos no Estado do Espírito Santo, nos variados suportes, nos arquivos públicos e privados. 

Marcelo Calderari Miguel orcid
https://brapci.inf.br/index.php/res/v/30539

Philippe Peterle Modolo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Brazil Brasil

Philippe Modolo <philippemodolo13@gmail.com> | https://www.instagram.com/philippe.modolo/?hl=en

Pedagogo e fotógrafo . Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFES) - Linha 2 - Memória, Representação e Informação| UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Brasil| Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq - DGP Reg. Nº: 8448/2017) Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo;

Docete Omnes Gentes (in English: "teach all people", in Portuguese: "ensinai todas as pessoas", Latin) / Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910

 

Publicado

2023-04-25

Número

Sección

ARTIGOS DE REVISÃO