MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: análise quantitativa sobre o uso do Twitter na disseminação de Informação

Autores

  • Luciana de Souza Gracioso UFSCar
  • Maísa Coelho França UFSCar

Resumo

O crescimento no volume de informações produzidas em diferentes formatos devido às diferentes tecnologias da informação causou a mudança de comportamento tanto do bibliotecário quanto do usuário. Se anos atrás o bibliotecário era o mediador de toda e qualquer informação necessária ao usuário, agora este se tornou seu próprio filtro de informação. Essa mudança é observada principalmente na web 2.0, responsável por quebrar diversos paradigmas entre usuário e informação. Considerando este contexto, o objetivo desta pesquisa é ilustrar o uso de ferramentas da web 2.0, mais especificamente o Twitter, na disseminação de conteúdo informacional a partir da análise de perfil de nove instituições, seis delas bibliotecas, para que propostas de melhorias, no que diz respeito a estratégia de atendimento online sejam sugeridas. Ao final, concluí-se que o bibliotecário, quando bem treinado, é o profissional indicado para a manutenção da ferramenta ao apontar atitudes que podem ser incorporadas ao perfil do profissional para que a atualização seja realizada de modo constante e de acordo com os valores buscados pela organização. Palavras-chave: Twitter. Disseminação da Informação. Web 2.0. Tecnologia da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maísa Coelho França, UFSCar

Curso de Biblioteconomia e Ciência da informação

Referências

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003

CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 9ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. v.1

CERQUEIRA, R.; SILVA, T. Mensuração em mídias sociais:

quatro âmbitos de métricas. In:______ Comunicação e marketing digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações. Bahia: edições VNI, 2011.

FIGUEIREDO, N. M. Estudos de usos e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

FURTADO, C; OLIVEIRA, L. Biblioteca 2.0: produtos e serviços. XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social

Maceió, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011.

GEBERA, O. La netnografía: un método de investigación en Internet. Revista Iberoamericana de Educación, 2008. Vol. 47: 1-10.

GRACIOSO, L. S. Parâmetros teóricos para elaboração de instrumentos pragmáticos de representação e organização da informação na Web: considerações preliminares sobre uma possível proposta metodológica. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 1, n. 1, 2010.

KOZINETS, R. Netnography: doing ethnographic research online. SAGE Publications, 2009.

LE COADIC, Y-L. A ciência da informação. Tradução Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 1996.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

LÉVY, P. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTELETO, M. R. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

MERODIO, J. Marketing em redes sociales: mensajes de empresa para gente selectiva. 2010.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

NOVELLI, V. A. M. Ferramentas aplicáveis à mediação do acesso, busca e aprendizagem do uso de fontes de informação em bibliotecas universitárias. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

O’REILLY, T. What is web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. 2005. Disponível em: <http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html>. Acesso em: 15 maio 2011.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SUROWIECKI, J. A sabedoria das multidões. Rio de Janeiro: Record, 2006.

TERRA, J. Gestão 2.0: como integrar a colaboração e a participação em massa para o sucesso nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

TWEETLEVEL. 2012. Disponível em: <http://tweetlevel.edelman.com/>. Acesso em: 2 maio 2012.

VERGARA, S. C. Netnografia. In:______ Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA