“SE PREPARE QUE O PAVIO VAI ACENDER”: análise sobre o movimento de ocupação do Instituto Federal de Cabedelo/PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n25.54893.p69-97

Palavras-chave:

Ocupação; Estudantes; Participação; Resistência.

Resumo

O presente artigo é proveniente do trabalho de conclusão de curso da Autora (2017), que teve como objetivo investigar o movimento de Ocupação das Escolas no ano de 2016, com ênfase no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Cabedelo. O percurso metodológico refere-se ao acesso inicial à pesquisa realizada durante a ocupação do campus através do Projeto de Extensão intitulado Universidade e Juventude: passarela cidadã. Tal pesquisa foi realizada pelos discentes XX e XX, vinculados ao grupo acima citado, sob a responsabilidade professora XX. O segundo momento foi a realização de um grupo focal com os alunos e alunas que fizeram parte da ocupação, para desta forma, entender como se dá a relação escola-alunos após o movimento de ocupação. Com a mobilização de alguns teóricos como Castells (2013), Gohn (2011), Poerner (2004) Foracchi (1972), Ianni (1963), Sposito (2000), Pais (1993), pode-se compreender a trajetória dos movimentos sociais da juventude e a sua dinâmica na contemporaneidade. Nesse sentido, com os resultados, torna-se perceptível uma maior quantidade de participação de alunos mais jovens, concentrados no primeiro ano, e, a partir dos relatos, demonstra-se uma mudança na relação com a escola mediante uma maior apropriação do espaço escolar pelos alunos participantes desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaella Ferreira Mendes, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra em Ciências Sociais no Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande - PPGCS/UFCG; Graduada em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em Sociologia, através da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), e no Projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE), pelo Programa de Licenciaturas (PROLICEN), ambos vinculados à Universidade Federal da Paraíba, no período de 2013 a 2017.Desenvolve pesquisas sobre lideranças de mulheres nos movimentos sociais contemporâneos, principalmente durante a Primavera Secundarista (2016), no movimento de ocupações das escolas no município de Campina Grande/PB. Áreas de interesse: Movimentos Sociais, Gênero e Juventude.

Geovânia da Silva Toscano, UFPB

Professora Associada I do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. É Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), Mestre (1999) e Doutora (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-Doutorado na UNESP/Araraquara/SP. Atualmente é pesquisadora do Grupo Universitas/Brasil, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Educação Superior/UFPB. Atua principalmente nos seguintes temas: educação e sociedade, extensão universitária, ensino superior, cultura e sociedade, ensino de sociologia, juventude, educação política, ensino médio, memória, meio ambiente e sociedade, saúde e sociedade.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

DOSSIÊ JUVENTUDE, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO