PAIXÃO PELO OFÍCIO: o fazer antropológico por Ednalva Neves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n32.70286.p228-249

Palavras-chave:

entrevista com Ednalva Neves, antropologia da saúde, modelo biomédico, história de vida.

Resumo

Esta entrevista registra a trajetória e carreira da professora Ednalva Maciel Neves, que, recém-aposentada gentilmente aceitou conversar sobre seu legado docente. Médica e antropóloga, atuou no Departamento de Ciências Sociais/CCHLA da Universidade Federal da Paraíba e foi professora universitária desde 1996. Também teve passagem pela Universidade Federal do Maranhão. Doutora em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), realizou estágio sênior junto ao PPGAS/UFRGS e CERMES3/CNRS, França (2013-2014). Professora permanente do PPGA e do PPGS/CCHLA da Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura/GRUPESSC/UFPB e do Mandacaru – Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos/UFAL. Membra da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 2001. Mesmo aposentada, continua com o ofício antropológico, participando de bancas, eventos e produzindo estudos com orientandos e amigos.  Suas produções estão relacionadas aos temas de biossocialidades, biomedicina, adoecimentos e práticas de saúde, risco e práticas de produção de conhecimento. A entrevista foi realizada pelas editoras Geziane Oliveira e Mohana Morais Cavalcante, a partir de um questionário semiestruturado, e aconteceu de forma remota, via plataforma de vídeo conferência, no dia 04 de maio de 2024. Ednalva é mestra no saber e no ensinar e fez (faz) diferença na vida de muitos de seus alunos.

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Biografia do Autor

Ednalva Maciel Neves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Antropóloga aposentada do Departamento de Ciências Sociais/CCHLA da Universidade Federal da Paraíba. Foi professora universitária desde 1996, com passagem também pela UFMA. Doutora em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) com estágio sênior junto ao PPGAS/UFRGS e CERMES3/CNRS, França (2013-2014). Professora permanente do PPGA e do PPGS na Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura/GRUPESSC/UFPB e do Mandacaru – Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos/UFAL. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/7766410071856075.

Mohana Ellen Brito Morais Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em ciências sociais/bacharelado e licenciatura pela UFPB. Possui mestrado em sociologia/PPGS-UFPB, atualmente cursa doutorado PPGS/UFPB. Socióloga (registro nº 0000068/PB). Com experiência no ensino superior, graduação e pós graduação.É membro do grupo de pesquisa CRIAS – Criança: Cultura e Sociedade/UFPB. Vem desenvolvendo pesquisas envolvendo infância, maternidade e relações intra e intergeracionais desde 2016. Mãe do José Henrique de 7 meses. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/4676323618264158.

Geziane do Nascimento Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora de sociologia na Rede Pública Estadual do Espírito Santo, socióloga (registro SRP 0000056/PB) e editora da Revista Caos – Revista Eletrônica de Ciências Sociais da UFPB. Graduanda em Licenciatura em Letras/ Português/Inglês pela UniFaveni; graduada em ciências sociais, com ênfase em sociologia (bacharelado, 2013 e licenciatura, 2018) pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB; especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí/UFPI (2022) e mestra em sociologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2017). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia Política (GRESP), atuando na linha de pesquisa Desigualdades, Hierarquias Sociais e Cidadania. Atua na área de sociologia, com ênfase em sociologia política e sociologia da educação. Tem realizado pesquisa e produção acadêmica nas seguintes áreas: políticas públicas; juventude; participação social; a relação entre a sociedade civil e o Estado; direitos humanos; educação em direitos humanos; pobreza e vulnerabilidade social. Além disso, está iniciando pesquisas na área de educação com as seguintes temáticas: educação básica; sociologia e projeto de vida; BNCC e o novo ensino médio; dentre outros. Também atua e tem interesse em outras temáticas, como metodologia de pesquisa; gênero e diversidade e pesquisas antropológicas. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/0290112103350942.

Referências

ABREU JR., Luiz Trajano de. Transposição didática: a experiência no programa residência pedagógica: sociologia como experiência formativa para os/as graduandos/as de ciências sociais na UFPB. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024.

DESLANDES, S. F. (org.). Humanização dos cuidados em saúde: conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

KNAUTH, Daniela Riva. Sobre antropologia e saúde, engajamento político e ética em pesquisa: uma conversa com Daniela Knauth. [Entrevista cedida a] Mónica Franch e Ednalva Maciel Neves. Anuário Antropológico, Brasília, v. 46, n. 2, p. 305-321, 2021. Disponível em: https://journals.openedition.org/aa/8349. Acesso em: 27 maio 2024.

LAURELL, A. C. A saúde-doença como processo social. In: NUNES, E. D. (org.). Medicina social: aspectos históricos e teóricos. São Paulo: Global, 1983. p. 133-158.

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Publicado

2024-06-05

Edição

Seção

ENTREVISTA