PASSION FOR THE WORK: anthropological workout by Ednalva Neves

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n32.70286.p228-249

Keywords:

Interview with Ednalva Neves, health anthropology, biomedical model, life history.

Abstract

This interview records the trajectory and career of Professor Ednalva Maciel Neves, who, recently retired, kindly agreed to discuss her teaching legacy. A physician and anthropologist, she worked in the Department of Social Sciences/CCHLA at the Federal University of Paraíba and has been a university professor since 1996. She also taugth at the Federal University of Maranhão. With a Ph.D. in social anthropology from the Federal University of Rio Grande do Sul (2004), she completed a senior internship at PPGAS/UFRGS and CERMES3/CNRS, France (2013-2014). She is a permanent professor in the PPGA and PPGS/CCHLA at the Federal University of Paraíba. She is a member of the Research Group on Health, Society, and Culture/GRUPESSC/UFPB and the Mandacaru – Research Center on Gender, Health, and Human Rights/UFAL. A member of the Brazilian Anthropological Association (ABA) since 2001, even in retirement, she continues her anthropological work, participating in panels, events, and producing studies with students and Professor seniors. Her research is related to the themes of biosocialities, biomedicine, illnesses, health practices, risk, and knowledge production. The interview was conducted by editors Geziane Oliveira and Mohana Morais Cavalcante, using a semi-structured questionnaire, and took place remotely via video conference on May 4, 2024. Ednalva is a master of knowledge and teaching and has made (and continues to make) a difference in the lives of many of her students.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ednalva Maciel Neves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Antropóloga aposentada do Departamento de Ciências Sociais/CCHLA da Universidade Federal da Paraíba. Foi professora universitária desde 1996, com passagem também pela UFMA. Doutora em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) com estágio sênior junto ao PPGAS/UFRGS e CERMES3/CNRS, França (2013-2014). Professora permanente do PPGA e do PPGS na Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura/GRUPESSC/UFPB e do Mandacaru – Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos/UFAL. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/7766410071856075.

Mohana Ellen Brito Morais Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em ciências sociais/bacharelado e licenciatura pela UFPB. Possui mestrado em sociologia/PPGS-UFPB, atualmente cursa doutorado PPGS/UFPB. Socióloga (registro nº 0000068/PB). Com experiência no ensino superior, graduação e pós graduação.É membro do grupo de pesquisa CRIAS – Criança: Cultura e Sociedade/UFPB. Vem desenvolvendo pesquisas envolvendo infância, maternidade e relações intra e intergeracionais desde 2016. Mãe do José Henrique de 7 meses. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/4676323618264158.

Geziane do Nascimento Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora de sociologia na Rede Pública Estadual do Espírito Santo, socióloga (registro SRP 0000056/PB) e editora da Revista Caos – Revista Eletrônica de Ciências Sociais da UFPB. Graduanda em Licenciatura em Letras/ Português/Inglês pela UniFaveni; graduada em ciências sociais, com ênfase em sociologia (bacharelado, 2013 e licenciatura, 2018) pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB; especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí/UFPI (2022) e mestra em sociologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2017). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia Política (GRESP), atuando na linha de pesquisa Desigualdades, Hierarquias Sociais e Cidadania. Atua na área de sociologia, com ênfase em sociologia política e sociologia da educação. Tem realizado pesquisa e produção acadêmica nas seguintes áreas: políticas públicas; juventude; participação social; a relação entre a sociedade civil e o Estado; direitos humanos; educação em direitos humanos; pobreza e vulnerabilidade social. Além disso, está iniciando pesquisas na área de educação com as seguintes temáticas: educação básica; sociologia e projeto de vida; BNCC e o novo ensino médio; dentre outros. Também atua e tem interesse em outras temáticas, como metodologia de pesquisa; gênero e diversidade e pesquisas antropológicas. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/0290112103350942.

References

ABREU JR., Luiz Trajano de. Transposição didática: a experiência no programa residência pedagógica: sociologia como experiência formativa para os/as graduandos/as de ciências sociais na UFPB. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024.

DESLANDES, S. F. (org.). Humanização dos cuidados em saúde: conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575413296

KNAUTH, Daniela Riva. Sobre antropologia e saúde, engajamento político e ética em pesquisa: uma conversa com Daniela Knauth. [Entrevista cedida a] Mónica Franch e Ednalva Maciel Neves. Anuário Antropológico, Brasília, v. 46, n. 2, p. 305-321, 2021. Disponível em: https://journals.openedition.org/aa/8349. Acesso em: 27 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.4000/aa.8349

LAURELL, A. C. A saúde-doença como processo social. In: NUNES, E. D. (org.). Medicina social: aspectos históricos e teóricos. São Paulo: Global, 1983. p. 133-158.

Published

2024-06-05