A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS COMO FATOR PARA O ALCANCE DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Abstract
O objetivo desse estudo foi desenvolver uma investigação com os servidores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, buscando captar o que na percepção deles poderia melhorar o desempenho do setor, e com isso alcançar resultados satisfatórios a fim de se atingir a missão institucional. Identificamos na área de Recursos Humanos a possibilidade de implementação de uma nova filosofia, buscando integrar a gestão deste setor específico com as estratégias utilizadas em outros setores da organização, a fim de atingir um nível de eficiência satisfatório. Sua contribuição consiste em demonstrar o que é preciso ser feito para que esta melhoria aconteça, detalhando as ações da Área de Recursos Humanos no que diz respeito ao desenvolvimento do capital intelectual, às questões administrativas e, ainda, oferece alguns históricos, condutas e conceitos que podem auxiliar várias formas de gestão. Desta forma, também esclarece que, para se obter os níveis de qualidade almejados, é necessário que as práticas e políticas de Recursos Humanos estejam alinhadas com as estratégias organizacionais, promovendo assim, a interconexão de todos os problemas das pessoas nas organizações, considerando os diferentes aspectos do conhecimento administrativo, dentre eles, a colocação, a capacitação, o aproveitamento e valorização do elemento humano e, também, na criação de vantagem competitiva frente aos desafios do ambiente contemporâneo.
Palavras-chave: Gestão. Recursos Humanos. Qualidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).