REALIDADE ESCOLAR: um relato etnográfico
Abstract
A educação diz respeito a um movimento dialético de criação/recriação, invenção/reinvenção de sociabilidades que deveriam desencadear processos de emancipação e adaptação. Mas esse ideário há muito se tornou problemático. Para refletir sobre esse tema, esse artigo propõe uma primeira aproximação com a realidade escolar dos alunos da E.E.E.M. Professora Úrsula Lianza. Nesse caso, estamos nos referindo aos efeitos das práticas pedagógicas e ao cotidiano dos alunos que se refletem nos índices de aprovação, reprovação e desistência escolar. Trata-se de uma primeira aproximação, cujo objetivo é construir as hipóteses que nortearão estudos posteriores. Faremos aqui uma pequena compilação de dados. Eles remontam às matrículas, aprovações, reprovações e desistências ocorridas entre os anos de 2006 e 2008. Nosso ponto de partida será o modo como à sociedade se perpetua. A partir desta questão de sociologia geral, iremos nos debruçar sobre os efeitos da realidade escolar no cotidiano dos alunos envolvidos no processo.
Palavras-chave: Sociologia do Conhecimento; Realidade Escolar; Práticas Pedagógicas; Dinâmica Educacional.
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