CULTURE AS AN AXIS OF DEVELOPMENT: university museum and museum spaces at the Federal University of Paraíba (UFPB)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n29.62787.p35-54

Keywords:

culture, university museums, museum plan, UFPB Pinacoteca

Abstract

University museums and museum spaces have the potential to encourage community participation in different cultural contexts, stimulating diversity and acceptance of differences, being dynamic spaces and vehicles for development and social transformation. They participate in UFPB's actions to achieve Sustainable Development Goals (SDGs), together with the United Nations Development Program (UNDP). The UFPB Pinacoteca, created in 1987, due to the lack of a museological plan and the importance of its collection, was selected by a team from the REUMUS University Museum Network for its elaboration. The methodology proposed for the Pinacoteca's museological plan was defined in stages that included: the elaboration of the museological diagnosis; training its internal team with invited experts; conducting research with the student public. The results related to the Museological Plan as well as the participation of students are presented with the aim of contributing to its potential so that its mission can be effectively achieved, as well as the fulfillment of the commitment to the SDGs.

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Author Biographies

Alberto dos Santos Cabral, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-doutor em Antropologia Social (PPGA/ UFPB); doutor em Desenvolvimento Sustentável (CDS/ UnB), com sanduíche doutoral em Mercadologia na Maastricht University (Holanda), junto ao programa CAPES/NUFFIC, financiado pela CAPES; mestre em Engenharia de Produção (UFPB); MBA em Planejamento, Gestão e Marketing do Turismo (UCB); especialista em Gestão Estratégica de Negócios (UFCG), bacharel em Ciências Sociais (UFPB); leather goods designer (UFPB/ PISIE - Itália). Trabalha em uma abordagem transversal cobrindo os seguintes tópicos: objetivos de desenvolvimento sustentável; economia circular; tradições culturais, identidade e sustentabilidade; etnodesenvolvimento; argumentação técnica e gestão de projetos; análise, desenvolvimento e adequação de políticas públicas; construção de cenários prospectivos; certificações socioambientais. Currículo Lattes.

Marisa Pires Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Memória, Organização, Acesso e Uso da Informação. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e especialização em Artes pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, FIJ, Rio de Janeiro, (2012). Experiência na área de Museologia, com ênfase em Catalogação e Documentação e em curadoria de exposições itinerantes nacionais, atuando principalmente nos temas de Gravura, Arte Brasileira Moderna e Contemporânea. Atualmente é museóloga da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Vice-coordenadora da Pinacoteca UFPB, curadora dos acervos Hermano José e Rossini Perez da UFPB e coordenadora da Rede de Museus da UFPB-REUMUS. Currículo Lattes.

David Holanda de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003), mestrado e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2007 e 2012). É professor adjunto do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, atuando na área de Geociências, com ênfase em paleontologia, microfósseis carbonáticos e educação ambiental e patrimonial. Currículo Lattes.

Published

2022-12-08

Issue

Section

DOSSIÊ ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONFLUÊNCIAS EPISTÊMICAS