OS TONS DA NAÇÃO: uma análise sociológica do filme Rio, Zona Norte

Autores/as

  • Ana Ligia Muniz Rodrigues UFPB

Resumen

Este trabalho incide numa análise sociológica do filmeRio, Zona Norte (1958) do diretor Nelson Pereira dos Santos.Dado que o tema das relaçõesraciais guarda estreita vinculação com o ideário nacional da mestiçagem, um dos tópicos centrais da auto-imagem brasileira, o filme foi escolhido por romper com o paradigma eurocêntrico de representação e por colocar em cena os dilemas sócio-raciais do país. Neste sentido, as observações aqui descritas refletem sobre a ruptura de estereótipos de negros e mestiços e as tensões entre as imagens produzidas pelos filmes e o imaginário nacional, estabelecendo assim os primeiros passos em busca de outra imagem centrada na percepção digna de diversos elementos da cultura negra.

Palavras-chave: Representação; Negros; Autoimagem

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Publicado

2019-07-24

Número

Sección

DOSSIÊ PENSAMENTO BRASILEIRO