SOCIOLOGIA PÚBLICA E A INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: uma reflexão sobre o papel e a relevância pública desta ciência na sociedade

Autores/as

  • Ana Olívia Costa de Andrade UFPB

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n25.54903.p98-125

Palabras clave:

Sociologia Pública, Sociologia no Ensino Médio, Intervenção Social, Neutralidade Científica

Resumen

Esse artigo discorre sobre como a ideia de sociologia pública do sociólogo norte-americano Michael Buroway junto à inserção obrigatória da sociologia no currículo do ensino médio brasileiro suscitaram diferentes percepções e disputas retóricas em relação ao papel da sociologia e de que forma esta ciência pode se tornar mais ou menos relevante para a sociedade não acadêmica. Este trabalho é fruto de uma monografia (AUTORA, 2014) que investigou os debates referentes ao tema a partir de entrevistas com professores e intelectuais que protagonizaram as discussões referentes ao processo de reinserção da sociologia no ensino médio brasileiro em 2008. Além das entrevistas foram realizadas pesquisas bibliográficas referente às discussões a respeito da reinserção da sociologia na educação básica e também sobre a ideia de sociologia pública. No centro desse debate, é posto sempre em oposição a defesa de um caráter neutro que visa caracterizar a sociologia como científica versus a defesa de uma sociologia capaz de intervir nos acontecimentos da sociedade para caracterizá-la como socialmente relevante. É uma reflexão que nos leva a pensar para que serve a sociologia, o seu papel na sociedade e como a sociologia pode ultrapassar os muros da universidade e adentrar nas trincheiras da política e da sociedade civil sem perder o seu rigor científico.

 

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Biografía del autor/a

Ana Olívia Costa de Andrade, UFPB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Graduada na Licenciatura em Ciências Sociais da mesma Universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política e da Educação. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Atualmente é professora de Sociologia no Ensino Médio da Educação Básica do Estado de Minas Gerais, no Município de Cruzília-MG

Publicado

2020-12-10

Número

Sección

DOSSIÊ JUVENTUDE, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO