FEMINISMO GORDO: epistemologias, saúde e mídia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n28.61954.p38-64

Palabras clave:

feminismo gordo, epistemologias, saúde, mídia

Resumen

Gordofobia é um estigma cultural, estrutural e institucionalizado na contemporaneidade; preconceito sustentado por saberes que identificam corporalidades gordas como doentes, sem levar em consideração suas subjetividades, histórias, culturas. Saúde e mídia amparam o discurso da patologização do corpo gordo na construção do entendimento do que é estar saudável ou doente. No entanto, desde a década de 1970, mulheres gordas denunciam tal maneira de entender essa condição como violência, uma vez que não leva em consideração o que esse grupo pensa, conhece e experimenta. Como resistência, surge um movimento feminista gordo, que demanda como pauta central de suas reflexões e militância, a denúncia dessa violência, a revisão desses saberes que patologizam e a necessidade de despatologizar esses corpos, a fim de proporcionar dignidade e respeito a mulheres gordas invisibilizadas em sociedade. Tal processo é demonstrado no presente artigo por meio de análise crítica, pesquisa documental e bibliográfica, destrinchando os mecanismos de patologização e de depreciação cultural do corpo gordo.

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Biografía del autor/a

Agnes de Sousa Arruda, Universidade Federal de São Paulo

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP-SP). Professora visitante da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Estágio pós-doutoral em andamento pelo PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO-SP). Professora do PPG em Políticas Públicas e dos cursos de Comunicação (graduação) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC-SP). ID Lattes: 8244076537003218.

Maria Luisa Jimenez Jimenez, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Mato Grosso. ID Lattes: 3345524286303842.

Marcelle Jacinto da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. ID Lattes: 9738988094009712.

Publicado

2022-06-10