REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS CENTRADAS NAS CRIANÇAS: um estudo inicial sobre o “Projeto Cidade das Crianças” e sua realização no município de Jundiaí (SP)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n29.62778.p89-113

Palabras clave:

políticas públicas, antropologia, cidades, Projeto Cidade das Crianças

Resumen

O presente ensaio tem como objetivo analisar os desdobramentos do “Projeto Cidade das Crianças” em Jundiaí, cidade brasileira situada no estado de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa internacional de gestão municipal, fundada na Itália em 1991 que busca colocar as crianças no foco das políticas públicas. Desde 2018, o município paulista vem implementando ações do Projeto em seu território, que aqui serão analisadas, destacando o papel da atual gestão municipal. Compreendendo o campo das políticas públicas como um campo multidisciplinar, trazemos uma perspectiva antropológica para esta análise atentando para diferentes motivações e relações entre agentes que atuam na criação e realização das políticas. Por meio de pesquisa online e de uma breve viagem de campo a Jundiaí (na qual empregou-se, sobretudo, as técnicas de caminhada exploratória, conversas informais e observação direta e participante), o texto apresenta as análises de uma etnografia de políticas públicas em fase inicial. O trabalho espera demonstrar a relevância da atuação antropológica para além do âmbito acadêmico, trazendo reflexões a respeito de políticas públicas pautadas em pesquisas atuais sobre e com crianças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Beatriz Soares Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2019) e bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Antropologia da Criança, trabalhando principalmente com os seguintes temas: pesquisas com/sobre crianças, crianças urbanas, políticas públicas voltadas para crianças. Currículo Lattes.

Flávia Ferreira Pires, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora na Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, onde trabalha desde 2008. Membro do Global Young Academy desde 2018. Pesquisadora produtividade no CNPq de 2012-2021. Desfrutou da Fulbright Visiting Professor Award em 2021 do Department of Childhood Studies em Rutgers University, USA. Realizou pós-doutorado em Sociologia na Sheffield University (2012-2014) e em Antropologia no Museu Nacional/UFRJ (2008), Universidade Federal de Minas Gerais em Educação (2020). Finalizou seu doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional - UFRJ (2007), mestrado em Antropologia Social no Museu Nacional - UFRJ (2003). Líder do grupo de pesquisa CRIAS - Criança: Cultura e Sociedade/ UFPB. Mãe de duas meninas, esteve em licença maternidade em 2013 e 2015/6. Vem pesquisando e orientando uma gama de estudos focados no cotidiano infantil, vida social e política de crianças e adolescentes em sua maioria às margens do Estado e de direitos. Currículo Lattes.

Publicado

2022-12-08

Número

Sección

DOSSIÊ ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONFLUÊNCIAS EPISTÊMICAS