TEORIA CRÍTICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: reflexões e possibilidades no campo teórico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n30.65865.p60-76

Palabras clave:

teoria crítica, reconhecimento social, progresso, decolonialidade.

Resumen

Este artigo discute a possibilidade de articulação entre a teoria crítica e as relações étnico-raciais, destacando as categorias de reconhecimento e decolonialidade nas contribuições teóricas de Axel Honneth e Amy Allen, respectivamente. Embora a teoria crítica seja uma macro teoria baseada na lógica de indivíduo universal, os recentes avanços na pesquisa social exigem uma transposição desses conceitos para áreas particulares, como a raça e o feminismo. Estudos contemporâneos em teoria crítica têm se orientado para o estudo de áreas particulares que permitem uma compreensão de fenômenos sociais localizados. Nesse sentido, a conexão entre a teoria crítica e as relações étnico-raciais é uma oportunidade para desenvolver uma teoria crítica mais adequada e relevante para o mundo atual. Axel Honneth destaca a importância do reconhecimento social na teoria crítica, enquanto Amy Allen aborda a decolonialidade, que busca desconstruir as relações coloniais de poder ainda presentes em nossas sociedades. Ambas as categorias podem ser úteis para conectar a teoria crítica com as relações étnico-raciais, a fim de compreender as complexidades das relações sociais e poder estabelecidas em nossa sociedade. Este trabalho utiliza uma metodologia bibliográfica para apresentar uma discussão preliminar dessas contribuições teóricas. A conexão entre a teoria crítica e as relações étnico-raciais é importante para refletir fenômenos sociais específicos e atender às novas demandas explicativas para antigos problemas sociais e sociológicos, logo, percebe-se que é necessário atualizar e revisar a teoria crítica para refletir as complexidades das relações sociais e poder em nossa sociedade.

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Biografía del autor/a

Roberto E. Alexandre de Abreu, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possuo graduação em Psicologia pelo UNIPE (João Pessoa), com ênfase em psicologia social, e uma especialização em Educação em Direitos Humanos pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos – NCDH/UFPB. Também possuo graduação em Ciências Sociais pela UFPB. Sou integrante do grupo de estudos NEABI/UFPB, obtive meu mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia – PPGS/UFPB e atualmente estou cursando o doutorado no mesmo programa. Meus interesses se voltam para o campo das relações raciais, com foco na interface com a educação. Currículo Lattes.

Publicado

2023-06-01

Número

Sección

DOSSIÊ TEORIA CRÍTICA