Sobre a Revista
Foco e Escopo
Lançada em 2008, a Revista Culturas Midiáticas (CM) é uma publicação periódica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB) e destina-se à divulgação da produção científica no campo da Comunicação e Informação. A publicação recebe textos de autoras(es) brasileiras(os) e estrangeiras(os), com foco em produções que se inscrevam no campo dos estudos comunicacionais, em suas interfaces com as culturas midiáticas audiovisuais e os processos de midiatização do cotidiano e do imaginário. O objetivo da revista é promover um espaço de divulgação de pensamentos capazes de apresentar, discutir e transformar cenários comunicacionais e informacionais. Desde que atravessada por este escopo, incentivamos a transdisciplinaridade.
São acolhidas submissões de textos frutos de investigações teóricas e empíricas de pesquisadores(as) doutores(as), em possível co-autoria com outros(as) doutores(as), doutorandos(as), mestres(as), mestrandos(as). Também aceitamos co-autoria de professores(as) doutores(as) com graduados(as) e graduandos(as), desde que os últimos estejam vinculados a grupos de pesquisa e/ou como incentivo para a publicação de estudantes de Iniciação Científica (condições que devem estar explicitadas em "Comentários ao Editor"), respeitando o limite máximo de uma publicação deste tipo por edição.
A Culturas Midiáticas aceita manuscritos em português, mas também em inglês e espanhol. Todos os textos submetidos devem apresentar títulos, resumos e palavras-chave nos três idiomas. A revista publica textos originais e inéditos, que poderão fazer parte das seguintes categorias:
ARTIGO: Apresenta temas ou abordagens científicas originais (relatos de pesquisa e/ou experiências, estudos de caso, estudos teóricos), contribuindo para ampliar o conhecimento até então estabelecido na área; ou de revisão (com análise e discussão de ideias já publicadas, revisões de literatura, além de métodos, técnicas, processos e resultados);
RESENHA: Apreciação e análise crítica de obras recentes.
Excepcionalmente, serão aceitos textos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros (traduções) ou em anais de eventos ou em trechos de monografias, dissertações e teses defendidas (desde que devidamente explicitada a condição em "Comentários ao Editor"). Nesse caso, os manuscritos serão sujeitos ao mesmo processo de avaliação duplo-cego por pares (ver Diretrizes para Autores) sob o risco de esperar para ser publicados em edições futuras, respeitando o limite máximo de uma publicação deste tipo por edição.
Ocasionalmente, pode haver textos de autores(as) convidados(as) nas edições, o que, quando acontecer, estará explicitado na publicação.
Periodicidade
A revista Culturas Midiáticas é uma publicação que recebe submissões em fluxo contínuo, abertas para autoras(es) ao longo de todo o ano.
Até 2020, a revista operou com edições regulares publicadas em dois números por ano.
A partir de 2021, adotando as recomendações de padrões científicos internacionais para publicações eletrônicas, a CM passa a operar com uma edição única por ano, atualizada em fluxo contínuo.
Assim, as submissões de trabalhos enviadas até 30 de setembro serão avaliadas para publicação na edição do mesmo ano. Após esta data, os manuscriptos são encaminhados para o fluxo de edição do ano seguinte.
Eventualmente, a CM se permite promover também convocatórias extraordinárias para publicação de dossiês temáticos, com período de submissão e publicação específicos e independentes das edições regulares, sem periodicidade previamente definida.
O fluxo de produção das últimas edições da revista pode ser conferido aqui.
Compromissos Éticos
A Culturas Midiáticas segue os códigos de ética, boas práticas e transparência do Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações, COPE), a fim de manter a originalidade e a qualidade dos trabalhos publicados e zelar pelo corpo de autores(as), avaliadores(as) e editores(as) que a compõe.
Na suspeita de infração ética, é possível entrar em contato com a revista através do e-mail revistaculturasmidiaticas@gmail.com. As denúncias serão devidamente registradas e investigadas pelo Conselho Editorial, que prosseguirá em conformidade com os processos de conduta ética indicados pela COPE, incluindo resposta ao(à) denunciante e, se for o caso, retratação de conteúdo.
Autores(as), editores(as), avaliadores(as), revisores(as) e leitores(as) possuem responsabilidades e compromissos éticos pertinentes à sua atuação na revista.
COMPROMISSO DE AUTORES E AUTORAS :
Submeter textos inéditos e em que todos os(as) autores(as) estejam devidamente cientes, referenciados(as) e registrados(as) na plataforma da revista. O(a) autor(a) assume responsabilidade pelo seu texto. Trechos sem indicação apropriada de citações e referências serão classificados como plágio, inclusive aqueles que possuem a mesma autoria do manuscrito (autoplágio). Todas as fontes de informação devem ser explicitadas no texto, incluindo as de imagens de todos os tipos (cujas autorias também devem ser indicadas) e links. Ao enviar um texto para apreciação, os(as) autores(as) garantem que não há conflitos de interesse na publicação do texto. Se o manuscrito é fruto de pesquisa financiada, o tipo de apoio e a instituição financiadora devem estar explícitos. O mesmo manuscrito não pode ser enviado para avaliação à Culturas Midiáticas e, simultaneamente, a outras publicações. Após sua submissão exclusiva à CM, é preciso esperar sua publicação ou sua recusa explícita, esta última liberando-o para novas submissões em outros periódicos. Com a publicação do texto, os(as) autores(as) se comprometem a promover divulgação da edição, assim como atualizar a produção em seus currículos (sobretudo Lattes e Orcid), entre outras redes e bancos de indexações de autores (como Google Scholar, Research Gate, Academia.edu, etc.), vinculando-a ao periódico. Os autores com artigos aceitos para determinada edição só poderão submeter artigos novamente passados dois anos da publicação do último trabalho.
COMPROMISSO DA EQUIPE EDITORIAL:
Conduzir um processo avaliativo sem discriminação de raça, gênero, etnia, nacionalidade, ideologias políticas, crenças religiosas, entre outras, usando do princípio da isonomia no tratamento das submissões, considerando o conteúdo e método científico, a relevância das pesquisas e sua contribuição para a área. Selecionar avaliadores(as) e parecerista qualificados(as) e garantir uma avaliação duplo-cega. Agir com atenção e prontidão às demandas postas pela comunidade da revista. Promover ampla difusão da nossa produção científica.
COMPROMISSO DE AVALIADORES(AS), PARECERISTAS E REVISORES(AS):
Realizar revisão crítica e construtiva das submissões, na busca de manter o rigor acadêmico, assim como de instigar o aprimoramento das produções científicas. Não reter ou se fundamentar de informações e conteúdos contidos nos textos avaliados, seja de forma escrita ou oral, antes de que ele tenha sido publicado e possa ser devidamente referenciado. Cumprir com os prazos delimitados.
COMPROMISSO DOS(AS) LEITORES(AS):
Mencionar fonte e autoria ao compartilhar ou fazer referência a quaisquer conteúdos veiculados pela Culturas Midiáticas. Notificar e denunciar à Equipe Editorial quaisquer suspeitas de infração ética vinculadas à revista.
Política de Acesso Livre
A revista esteve sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International até 2022. A partir de 2023, passa a seguir a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International.
A revista permite o acesso imediato e gratuito aos trabalhos, e permite que qualquer usuário leia, faça o download, copie e distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos, rastreie por indexação, utilize como dados em softwares ou os utilize em qualquer outra forma legal, respeitados os limites da licença Creative Commons, com atribuição e uso não-comercial.; não cobramos nenhum tipo de taxa para publicação de artigos, resenhas ou revistas.
Indexadores, diretórios e repositórios
DIADORIM/IBICT – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras.
SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras.
ELEKTRONISCHE ZEITSCHRIFTENBIBLIOTHEK - Universitat Regensburg
ROAD - Directory os Open Access Scholarly Resources / ISSN Portal
PPGC/UFPB
A CM é uma revista científica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.
Coordenação/ Vice-Coordenação: Flávia Affonso Mayer/ Fellipe Sá Brasileiro.
Corpo Docente: Caroline Delevati Colpo; Clara Bezerril Camara; Cleber Matos de Morais; Diogo Lopes de Oliveira; Ed Porto Bezerra; Eunice Simões Lins; Fellipe Sá Brasileiro; Flávia Affonso Mayer; Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle; Ivan Mussa Tavares Gomes; Marcel Vieira Barreto Silva; Paulo Henrique Souto Maior Serrano; Rodrigo Martins Aragão; Thiago Pereira Falcão; Valdecir Becker.
Técnico-administrativo: João Victor Ximenes Monteiro
Endereço: Campus I, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Departamento de Mídias Digitais (Demid), Jardim Cidade Universitária, João Pessoa, Paraíba, Brasil. CEP: 58051-900.
E-mail: ppgcufpb@gmail.com
Telefone: +55 (83) 3216-7925