Prorrogado o prazo para submissão de artigos para o Dossiê Desinformação
Prorrogado o prazo de submissão de artigos para o dossiê Desinformação da Revista Culturas Midiáticas para o dia 15 de agosto.
O dossiê será editado por Allysson Viana (UNIR), Juliana Teixeira (UFPI), Maria Lívia Pacheco (UFPB) e Tatiana Dourado (INCT-DD / DAPP-FGV) e tem previsão para publicação em novembro de 2022.
Informações da chamada: Dossiê Desinformação
Os novos circuitos de consumo de notícias e trocas informativas que têm se estabelecido e consolidado pelo amplo uso de plataformas digitais e aplicativos de mensageria privada têm se mostrado um desafio sem precedentes para quem trabalha e pesquisa a comunicação. Reconhecidos seus potenciais para ampliação de vozes silenciadas e aumento da diversidade de representações de posições na discussão pública, a disseminação de informações por fora dos meios de comunicação tradicionais também trouxe como efeitos a ampliação da crise de credibilidade desses media e dos atores institucionais, que são recorrentemente contraditos, questionados e desconsiderados, gerando um cenário de incerteza perene em relação à veracidade dos fatos e dos conteúdos compartilhados a todo instante. Circulam posições distintas, contraditórias, falaciosas e pautadas em apelos emocionais e julgamentos individuais a respeito de qualquer temática, em estruturas linguísticas que forçam a semelhança com os repertórios e a autoridade de especialistas e cientistas, tornando o debate público ainda mais hostil, fragmentado e caótico. Testemunhos e vivências pessoais se sobressaem em relação a fatos e evidências na tomada de decisões, que tomam o senso comum, o amadorismo ou o achismo como fiel da balança sobre a evidência científica e os acontecimentos públicos, por exemplo, ancorando-se na compreensão da liberdade de expressão como direito absoluto para se resguardar de questionamentos e responsabilização. A ascensão ao poder de líderes populistas e de movimentos da direita radical e, mais recentemente, os movimentos negacionistas e antivacina ao redor do mundo, evidenciam os riscos do crescimento deste cenário de desordem informacional que se instaura no cotidiano.
O dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores a submeterem artigos inéditos que abordem os seguintes temas:
• Os usos das infraestruturas e das affordances das plataformas digitais em campanhas de desinformação
• Desinformação, fake news e crise de credibilidade das instituições democráticas
• Desinformação e estratégias discursivas
• Jornalismo, fact-checking e experiências de ações corretivas
• Estratégias para a comunicação pública em tempos de desinformação
• Políticas de comunicação e plataformas digitais: modelos de regulação
• Uso da desinformação para polarização política e para circulação de teorias da conspiração
• Letramento midiático e competência informacional para o combate à desinformação