O cinema, o jogo e a cultura

Autores/as

  • Josimey Costa da SILVA
  • Theresa Christina Barbosa de MEDEIROS

Resumen

O sujeito cultural vive em coerência paradoxal e antilógica com sua ambiência de práticas artificiais, que incluem a experiência midiática, numa negociação/conciliação permanente entre a cultura objetiva (social) e a subjetiva (do indivíduo). A mediação cotidiana e fundamental é a comunicação do real com o imaginário. Para além do ato ou efeito de mediar, de estar entre, as mediações são a articulação entre práticas de comunicação e movimentos sociais; são as modalidades da comunicação dentro das quais se inserem os meios e que estão ligadas ao sensorium dos modos de percepção e da experiência social. O cinema reflete esse quadro como produto de uma experiência coletiva de fascínio mágico, um lugar de participação afetiva. Comporta elementos do jogo não competitivo e também apresenta elementos do sagrado pela alimentação e divulgação de mitos, pela ritualização convertida em periodicidade e pelo extraordinário evocado em êxtase profano.

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Publicado

2011-12-09

Cómo citar

SILVA, J. C. da; MEDEIROS, T. C. B. de. O cinema, o jogo e a cultura. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/11682. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos