Participação pública nas telenovelas brasileiras: contribuições para uma análise da qualidade da ficção televisiva
Resumo
Este artigo visa a discutir a importância da participação dos telespectadores na condução e na avaliação da qualidade telenovela, um dos produtos culturais de maior representação popular no país. A estrutura teórica do trabalho é composta por diálogos acerca da noção de gosto proposta por Bourdieu e a Crítica do Juízo de Kant, somados a uma das acepções do conceito de qualidade propostas por Geoff Mulgan, que se refere ao poder de um programa de gerar mobilização e participação civil. São analisados dois tipos de participação popular: as pesquisas de opinião, pelas quais o público pode direcionar a narrativa das telenovelas, e a avaliação das ficções em eventos de premiação que contam com voto popular. Trata-se, portanto, de uma discussão sobre os possíveis benefícios que a participação pública pode gerar sobre a questão da qualidade televisiva no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).