“Um por todos e todos por um”: a oferta midiática da cultura-produto de periferia nas séries do projeto Central da Periferia
Resumo
Analisamos as séries não ficcionais do projeto Central da Periferia exibidas na TV Globo entre os anos de 2006 e 2008. Em nosso percurso metodológico consideramos o projeto como um todo e os diversos aspectos constituidores da dimensão produtiva televisiva, relacionando-a com aspectos econômicos e contextos socioculturais. Argumentamos sobre aspectos singulares na construção da narrativa, tanto na dimensão textual do argumento fundador, quanto no arranjo dos demais elementos constituidores do produto audiovisual. Reconhecemos que parte do discurso midiático necessita construir seus argumentos obedecendo a especificidades inscritas na lógica social do consumo, para que neste caso, a mídia possa ofertar seu próprio (re)significado de cultura-produto de periferia. Palavras-chave: Séries televisivas. Periferia. TV Globo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).