Mecanismos de Recomendação no Spotify

uma análise dos elementos que configuram a sugestão de conteúdos musicais na atual interface da plataforma

Autores

  • MATHEUS DEMARCO UFMT
  • Giordanna dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.58936

Palavras-chave:

Spotify. Mecanismos de recomendação. Streaming musical. Mercado musical.

Resumo

Este artigo tem enquanto objeto de estudo a atual interface do Spotify em sua versão para desktop, com foco no que se propõe o termo "mecanismos de recomendação".  Enquanto uma análise de conteúdo, que define os elementos da interface enquanto parte de sua construção, este artigo tem por foco realizar uma observação mais pontual e específica dos modos como a plataforma sugere conteúdos musicais para os usuários, levando em consideração tanto aspectos diretos (facilmente perceptíveis enquanto recomendação) quanto indiretos (elementos textuais e visuais complementares).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MATHEUS DEMARCO, UFMT

Redator publicitário e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT, com o tema "Spotify e seus mecanismos de recomendação: análises entre a plataforma e o mercado musical contemporâneo".

Referências

FLEISCHER, Rasmus; SNICKARS, Pelle. Discovering Spotify – A Thematic Introduction. Culture Unbound: Journal of current cultural research, v. 9, n. 2, pp.130-145, 2017. DOI: <https://doi.org/10.3384/cu.2000.1525.1792130>.

FLEISCHER, Ramus. If the Song has No Price, is it Still a Commodity? Rethinking the Commodification of Digital Music. Culture Unbound: Journal of current cultural research. Online, v. 9, n. 2, pp. 146-162, 2017. DOI: <https://doi.org/10.3384/cu.2000.1525.1792146>.

SANTINI, Rose Marie. O algoritmo do gosto. V.1. Curitiba: Appris. 2020.

SNICKARS, Pelle. More of the same on spotify radio. Culture Unbound: Journal of culture research, v. 9, n.2, p. 184-211, 2017. DOI: <https://doi.org/10.3384/cu.2000.1525.1792184>.

VICENTE, Eduardo; KISCHIEVSKY, Marcelo; DE MARCHI, Leonardo. A consolidação dos serviços de streaming: Reconfiguração dos mercados de mídia sonora e desafios à diversidade musical no Brasil. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. Goiânia, v.1, n. 25, pp. 1-25, 2016, v.1, n.25, p.1-25, 2016. Disponível em:
< http://www.compos.org.br/biblioteca/streaming-completo_3377.pdf>

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martjin. The platform Society. Nova Iorque: Oxford University Press, 2018.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

DEMARCO, M.; DOS SANTOS, G. . Mecanismos de Recomendação no Spotify: uma análise dos elementos que configuram a sugestão de conteúdos musicais na atual interface da plataforma. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 14, p. 18, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.58936. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/58936. Acesso em: 19 nov. 2024.