Identidades mediatizadas

o enquadramento da deficiência e de atletas paralímpicos em narrativas globais

Autores

  • SELMA REGINA GOMES FACULDADE DE INHUMAS - FACMAIS
  • Sra. Maria Cecília Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.60174

Palavras-chave:

Palavras-chave: Deficiência. Representações Midiáticas. Atletas paralímpicos.

Resumo

O presente trabalho objetiva relacionar as identidades mediatizadas da deficiência, em especial de atletas paralímpicos, aos conceitos da teoria do enquadramento, percebendo, a partir dos resultados encontrados em estudos sobre as representações midiáticas, os vieses escolhidos pelos jornalistas na produção das notícias e os juízos de valores atribuídos à deficiência. Utilizou-se um conjunto de artigos que estudaram a representação da deficiência nas edições de jogos olímpicos dos últimos 20 anos e estudos de recepção desta representação junto aos atletas de alto rendimento. Os resultados permitiram perceber um novo direcionamento do percurso da mediatização da deficiência.

 

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Biografia do Autor

SELMA REGINA GOMES, FACULDADE DE INHUMAS - FACMAIS

Selma Regina Gomes: Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pedagoga, especialista em Psicologia Educacional. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, atuando por mais de 20 anos no Programa Estadual de Educação para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva. Atualmente é Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Inhumas – FacMais. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro (GEPPEB – PUC Goiás). Áreas de Interesse: Educação Especial, Teorias e Práticas Pedagógicas, Movimentos de Resistência à Medicalização e Patologização da sociedade e da educação.

Sra. Maria Cecília, Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE

Doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (2019/2022), com o projeto de tese aprovado em julho de 2020, "A representação da deficiência na imprensa portuguesa: a relação entre os jornalistas e a produção das notícias e a recepção das mensagens pelas pessoas com deficiência". Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Cidadania, Educação e Direitos Humanos" da Universidade Santa Úrsula (USU). Mestre em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído pela Universidade Santa Úrsula (USU) com a dissertação "Informação, Acessibilidade, Inclusão Social e Cidadania: Um Estudo de Caso do Site Movimento Down" e o produto final "Guia de Boas Práticas: Acessibilidade, Inclusão Social e Cidadania na Web". Pós-graduada em Comunicação Empresarial com Docência em Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá e Certificação de Competências Pedagógicas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional português. Jornalista e Radialista formada pela Escola de Comunicação da UFRJ. Experiência em Comunicação Social, nas áreas de comunicação organizacional, assessoria de imprensa e produção de televisão e audiovisual desde 2003. Áreas de interesse: Comunicação e Informação, Sociologia da Comunicação, Estudos da Deficiência, Inclusão Social e Direitos Humanos

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

GOMES, S. R.; MOUTINHO, M. C. B. . Identidades mediatizadas: o enquadramento da deficiência e de atletas paralímpicos em narrativas globais. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 15, p. 19, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.60174. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/60174. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, acessibilidade e representação de pessoas com deficiência