“Listening is everything”

percursos de escuta conexa nas articulações entre playlists, pre-saves e recomendações musicais no Spotify

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.60663

Palavras-chave:

Plataformas Online de Consumo Musical, Percursos de Escuta, Playlists/Pre-saves

Resumo

Este artigo reflete sobre as negociações entre práticas produtivas do universo da música, plataformas digitais de streaming, algoritmos e sistemas de recomendação a partir da articulação entre o pre-save e as playlists. Interessa-nos pensar como a centralidade das playlists nos percursos de escuta contemporâneos causam impactos nas estratégias de produção e divulgação musical. Neste sentido, o artigo observa as relações entre datificação e práticas de organização das indicações nas plataformas online de consumo musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor de Almeida Nobre Pires, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão. Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM / UFPE). Pesquisador vinculado ao Laboratório de Música e Análise Audiovisual (LAMA / UFPE). Autor dos livros "Rastros da Música ao Vivo: dos palcos aos shows de sala de estar" (Editora Appris, 2019, português) e "Além do Pós-Rock: cenas musicais contemporâneas e a nova música instrumental brasileira" (Edufal, 2015, português) e organizador das coleções "Circuitos Urbanos e Palcos de Mídia: Perspectivas Culturais da Música ao Vivo" (Edufal, 2017, português) e "Dez Anos como Mil: Mídia e Música Popular Massivas em Tempos de Internet" (Editora Simplíssimo, 2011, português) .

Jeder Janotti Jr, UFPE

Jeder Silveira Janotti Junior é Pesquisador do CNPq, nível 1D, professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFPE, onde coordena o Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (L.A.M.A).

Referências

CHODOS, Asher Tobin. What Does Music Means to Spotify? An Ensay on Musical Significance in The Era of Digital Curation. INSAM Journal of Contemporary Music, Art and Technology, n. 2, p. 36-64, July 2019.

D´ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020.

DALY, Rhian. Musicians criticise Spotify CEO for saying it’s “not enough” to release albums “every 3-4 years”. NME, [on-line], 2 ago. 2020. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2021.

DEAHL, Dani. Charli XCX explains how streaming is changing songs. The Verge, [on-line], 20 set. 2019. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2021.

DINES, David. Dicas tratore: o que é um pre-save? Blog Tratore, [on-line], 8 maio 2019. Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2021.

DREDGE. Stuart. Kobalt explains its Laura Marling Spotify ‘pre-save’ campaign. Music Ally, [on-line], 1 dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2021.

ERIKSSON, Maria et al. Sportify teardown: inside the black box of streaming music. Cambridge: MIT Press, 2019.

FIGUEIREDO, Carolina Dantas de; BARBOSA, Renata Regina M. de Oliveira . Spotify e a Construção do Gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma. Signos de Consumo, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 28-39, jul./dez. 2019.

FORDE, Eamonn. 'They could destroy the album': how Spotify's playlists have changed music for ever. The Guardian, [on-line], 17 ago. 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2021.

JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira. Gêneros musicais em ambientações digitais. Belo Horizonte: Selo PPGCOM UFMG, 2020.

JUNQUEIRA, Felipe. TIM e Deezer renovam parceria e cai o preço da assinatura para clientes Controle. Canal Tech, [on-line], 23 jul. 2020. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2021.

KAFKA, Peter. Watch what happens when Spotify gives unknown music acts a big push. Vox, [on-line], 28 mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2021.

KASSABIAN, Anahid. Ubiquitious listening: affect, attention and distribuited subjectivity. Los Angeles: University of California Press, 2013.

LUCCAS, Regis Wendel Rabelo. What the F*ck Spotify? Rupturas na performance de gosto e a atividade algorítmica na Retrospectiva 2019. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 29., Campo Grande. Anais... Brasília: Compós, 2020. p. 1-19.

MARIMAI. Como criar uma campanha de pre save no Spotify, Deezer e Apple Music. Assim que rola, [on-line], 11 jun. 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2021.

MILLER, Chance. Tim Cook on Apple Music: Human curation is key, not ‘bits-and-bytes’. 9to5MAC, [on-line], 7 ago. 2018. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2021.

PEREIRA DE SÁ, Simone Pereira de. Cultura Digital, Videoclipes e a Consolidação da Rede de Música Brasileira Pop Periférica. Revista Fronteiras, São Leopoldo, v. 21, n. 2, p. 21-32, maio/ago. 2019.

ROBLEY, Chris. 3 things you’re doing wrong on Spotify as a musician. DIY Musician – CDBaby, [on-line], 1 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2021.

SCATAMBURLO, Bianca; CAMPOS, Nara. A Era do Áudio: Tendências do consumo de Streaming de Áudio no Brasil. ComScore, [on-line], 29 jul. 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2021.

SPOTIFY. 5 Fast Facts About Spotify and Samsung’s Partnership Expansion. Spotify – For the Record, [on-line], 8 mar. 2019. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2021.

VAN DIJCK, José. The culture of connectivity: a critical history of social media. Oxford University Press, 2013.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; WAAL, Martijn de. The Plataform Society. New York: Oxford University Press, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

PIRES, V. de A. N.; JANOTTI JR, J. “Listening is everything”: percursos de escuta conexa nas articulações entre playlists, pre-saves e recomendações musicais no Spotify. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 16, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.60663. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/60663. Acesso em: 28 dez. 2024.