A identificação de fake news por alunos e professores

um experimento em escolas públicas no Brasil

Autores

  • Diego de Deus Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE
  • Adinan Nogueira Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE e Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas https://orcid.org/0000-0003-4825-7035

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.61652

Palavras-chave:

Fake news. Professores. Literacia. Alunos. Redes sociais.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de comparar o nível de habilidade de estudantes e professores de ensino médio de duas escolas públicas possuem em identificar notícias falsas. Trata-se de um estudo exploratório e experimental. A investigação problematizou o papel das literacias de informação e midiática averiguando os desdobramentos na percepção dos participantes diante das informações dispostas nas redes sociais. Além disso, também utilizou-se da aplicação de framings de persuasão no intuito de verificar se mudanças no modo de apresentar uma informação pode induzir o leitor a confirmar determinada perspectiva já preestabelecida. Verificou-se se esses fatores possuem relação na capacidade dos participantes de identificarem as fake news usadas no experimento. Constatou-se que não há essa relação, mas que existe um déficit entre o que se declara de conhecimento a respeito do assunto e a detecção de uma notícia, em tese, verdadeira, quer seja sob a ótica dos professores ou dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adinan Nogueira, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE e Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1992), graduação em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC-MINAS e mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional - Superintendência Nacional do CNEC (2007). É doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona (Lisboa / Portugal). É professor IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor da Unifae.

Referências

ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017. Disponível em: https://web.stanford.edu/~gentzkow/research/fakenews.pdf. Acesso em: 06 jun. 2020.

ALZAMORRA, Geane; ANDRADE, Luciana. A dinâmica transmídia de fake news conforme a concepção pragmática de verdade. Revista MATRIZes, São Paulo, v. 13, n. 1, pág. 109-131, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p109-131. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/149592. Acesso em: 06 jun. 2020.

ANTUNES, Maria da Luz; SANCHES, Tatiana; LOPES, Carlos. Literacia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superior. In: IX ENCUENTRO IBÉRICO EDICIC 2019, Barcelona. Facultad de Bibliotecnomía y Documentación, Universidad de Barcelona, p. 1-15, 9/11, jul. 2019. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/10323/1/A%20literacia%20da%20informa%c3%a7%c3%a3o%20no%20combate%20%c3%a0s%20fake%20news_desafios%20e%20estrat%c3%a9gias%20formativas%20no%20ensino%20superior_paper.pdf. Acesso em: 17 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: ensino médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CONROY, Nadia; RUBIN, Victoria; CHEN, Yimin. Automatic deception detection: Methods for finding fake news. Association for Information Science and Technology, Saint Louis, p. 6-10, nov. 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/pra2.2015.145052010082 Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/pra2.2015.145052010082. Acesso em: 06 jan. 2021.

DELMAZO, Caroline; VALENTE, Jonas Chagas Lúcio. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 18, n. 32, p. 155-169, abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_1. Disponível em https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_32_11. Acesso em: 10 jan. 2021.

DUFFY, Andrew; TANDOC, Edson; LING, Rich. Too good be true not share: the social utility of fake news. Taylor & Francis Online, v. 23, n. 13, p. 1965-1979, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2019.1623904. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1369118X.2019.1623904. Acesso em: 05 jan. 2021.

ISAMAILOVA, Larisa et al. Semantic models to indicate pos-truth with fake news channels. Procedia Computer Science, Moscou, v. 169, p. 297-303, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2020.02.182. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050920303057. Acesso em: 15 jan. 2021.

LOPES, Paula. Avaliação de competências de literacia mediática: instrumentos de recolha de informação e opções teóricometodológicas. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 15, n. 27, p. 45-68, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_27_2. Disponível em file:///C:/Users/Pc-%20hp/Downloads/201852035513211outfile.pdf. Acesso em: 12/01/2021.

LOUREIRO, Ana; ROCHA, Dina. Literacia Digital e Literacia da Informação - Competências de uma era digital. In MATOS, João Felipe. et al (Eds.) Atas do ticEDUCA2012 - II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, p. 2726-2738, Lisboa, dez. 2012. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-96999-8-4. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/758. Acesso em: 08 jan. 2021.

MALIK, Kenan. Fake news has a long history. Beware the state being keeper of ‘the truth’, fev. 2018. Disponível em: https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/feb/11/fake-news-long-history-beware-state-involvement. Acesso em: 20/01/2021.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed., São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 8. ed., São Paulo: Atlas, 2017.

MATTAR, Fauze Najib, 1944. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise / Fauze Najib Mattar, Braulio Oliveira, Sérgio Luís Stirbolov Motta. – 7. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

NAEEM, Salman Bin; BHATTI, Rubina; KHAN, Aqsa. An exploration of how fake news is taking over social media and putting public health at risk. Health Information and Libraries Journal, p. 2-7, jul. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/hir.12320. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/hir.12320. Acesso em: 04 jan. 2021.

NOVELLI, Ana Lúcia Romero. Pesquisa de opinião. In: Duarte, Jorge, Barros, Antônio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SANTAELLA, Lúcia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa?/Lucia Santaella, - Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.

TAYLOR, Robert. Value-added processes in information systems. Norwood, N.J: Ablex Publishing, 1986. DOI: https://doi.org/10.1002/leap/10034br3. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/leap/10034br3. Acesso em: 03 jan. 2021.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder: Toward and interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe Report, set./out. 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c. Acesso em: 17 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-26

Como Citar

DE DEUS, D.; CARLOS NOGUEIRA, A. . A identificação de fake news por alunos e professores: um experimento em escolas públicas no Brasil. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 16, p. 21, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.61652. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/61652. Acesso em: 19 nov. 2024.