Sobre reconfigurações humano-tecnológicas:

uma análise discursiva do filme Titane

Autores

  • Vicente Martin Mastrocola ESPM

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.62062

Palavras-chave:

Cinema, Titane, Reconfiguração humano-tecnológica, Análise de discurso

Resumo

Tomando como objeto de estudo o longa-metragem Titane (2021) - ganhador da palma de ouro no Festival de Cannes 2021 - buscamos compreender determinados mecanismos discursivos da película a partir da narrativa das personagens Alexia e Vincent. Neste contexto, damos atenção especial para como o filme utiliza estas duas figuras para apresentar metaforicamente algumas reconfigurações humano-tecnológicas que experienciamos na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos preceitos da análise de discurso de linha francesa sempre preocupados com o contexto sócio-histórico no qual o filme foi lançado. Embasados por Baccega (2007), Bakhtin (1998; 2003), Gregolin (2005; 2007), Orlandi (1999), Haraway (1995; 2013), Sibilia (2002; 2006) e Simondon (2008) buscamos, com este trabalho, estabelecer uma possível aproximação entre as áreas da tecnologia, entretenimento, comunicação.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

MARTIN MASTROCOLA, V. Sobre reconfigurações humano-tecnológicas:: uma análise discursiva do filme Titane. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 16, p. 19, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.62062. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/62062. Acesso em: 19 nov. 2024.