Telejornalismo e desinformação
usos e apropriações do WhatsApp pela produção de TV em Belém (PA) na pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.63868Palavras-chave:
Desinformação, Pandemia, Telejornalismo, Apuração, WhatsAppResumo
Este artigo busca compreender, a partir do contexto pandêmico, os procedimentos adotados pelos produtores de telejornalismo em seis emissoras de Belém (PA) para combater a desinformação em conteúdos recebidos via WhatsApp. As discussões são feitas à luz dos conceitos ‘Desordem Informacional’ (WARDLE e DERAKHSHAN, 2017; WARDLE, 2019) e ‘Pseudojornalismo’ (TRÄSEL, 2018). Para chegar aos objetivos desta pesquisa, adotou-se metodologia de abordagem qualitativa, aplicando-se um questionário online, entre os dias 12 e 23 de janeiro de 2022, que alcançou 28 respondentes – cerca da metade dos produtores de TV da capital paraense. Os principais resultados desta pesquisa indicam que todos os produtores utilizam o WhatsApp em suas rotinas de apuração e que o aplicativo ganhou relevância na crise sanitária do coronavírus. Sinalizam, ainda, que esses profissionais se sentem responsáveis pelo combate à desinformação, mas enfrentam conflitos na realização de seus trabalhos, sobretudo pelo acúmulo de funções e precarização do cargo.
Downloads
Referências
BARCELOS, Thainá; MUNIZ, Luíza; DANTAS, Deborah; COTRIM JÚNIOR, Dorival, CAVALCANTE, João; FAERSTEIN, Eduardo. Análise de fake news veiculadas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2021; 45:e65. https://doi.org/10.26633/RPSP.2021.65.
BISTANE, Luciana; BACELLAR, Luciane. Jornalismo de TV. 2.ed., 1ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2008. – (Coleção Comunicação).
BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BUCCI, Eugênio. News não são fake – e fake news não são fakes. In: BARBOSA, Mariana (org.). Pós-verdade e fake news: reflexão sobre a guerra de narrativas. 1ª ed – Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. Cap. 04, p. 37-48.
CARVALHO, Carlos Alberto de; LAGE, Leandro. Midiatização e reflexividade das mediações jornalísticas. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (orgs). Mediação & Midiatização. Salvador – Brasília: EDUFBA, Compós, 2012, pp. 245-270.
GEHRKE, Marília; BENETTI, Márcia. A desinformação no Brasil durante a pandemia de Covid-19: temas, plataformas e atores. revista Fronteiras – estudos midiáticos. V. 23(2):14-28, maio/agosto 2021. Unisinos – doi: 10.4013/fem.2021.232.02
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MELLO, Patrícia Campos. A Máquina do Ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MERRIAM-WEBSTER. The Real Story of 'Fake News'. 2017. Disponível em: https://www.merriam-webster.com/words-at-play/the-real-story-of-fake-news. Acesso em: 04 jul. 2022.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ebola. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/e/ebola-1. Acesso em: 25 jun. 2022.
MONTEIRO, Jean. Whatsapp no jornalismo: uso, estratégias e prática. Revista Científica de Comunicação Social do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e-Com, Belo Horizonte, v. 14, p. 77-93, 2021. Disponível em: encurtador.com.br/fguDY.
PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. 3. Ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2015.
SOARES, Felipe; RECUERO, Raquel.; VOLCAN, Tatiane; FAGUNDES, Giane; SODRÉ, Giéle. Como a desinformação sobre Covid-19 no WhatsApp foi utilizada para amenizar crises do governo federal. Ciência da Informação Express, [S. l.], v. 2, n. 9, 16 set. 2021.
TRÄSEL, Marcelo. A eficácia da checagem de fatos no combate à desinformação. Cadernos Adenauer, v. 19, n. 4, 2018, p. 69-87.
WARDLE, Claire. First draft’s essential guide to understanding information disorder. First Draft, 2019. Disponível em: https://shre.ink/zMi. Acesso em: 20 jan. 2022.
WARDLE, Claire; DERAKSHAN, Hossein. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe, 2017.
WHATSAPP. Sobre o WhatsApp. 2022. Disponível em: https://www.whatsapp.com/about. Acesso em: 25 jan. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elaide Martins, George Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).