Análise de estratégias comunicacionais durante a tragédia climática no rio grande do sul:
responsabilidade, ação isolada ou oportunidade para as organizações?
Palavras-chave:
Tragédia Climática, Rio Grande do Sul, Responsabilidade Social, Mídias Digitais, Estratégias de comunicaçãoResumo
Este artigo analisa a comunicação utilizada por empresas privadas em suas mídias digitais durante a crise climática e política que se abateu sobre o estado do Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio de 2024. Acionando um debate entre filantropia, ação e responsabilidade social, buscou-se responder o problema: como as organizações, em especial as empresas privadas, têm utilizado plataformas digitais e sociais para a divulgação de suas ações durante o período das enchentes no RS? Metodologicamente, lançou-se mão do e-clipping como técnica de coleta de dados. A posteriori, por meio revisão de literatura narrativa, elaborou-se um debate analítico problematizando as ações de marketing travestidas de responsabilidade social enquanto estratégias de comunicação. Considerou-se, por fim, que a junção de doações vultosas a estratégias de comunicação transparentes e engajadoras ampliam as possibilidades de conexão emocional com o público e reforçam a imagem das empresas como agentes de mudança social positiva.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S.; MACIEL, M. Novas condições de circulação e apropriação da informação e do conhecimento: questões no debate contemporâneo. Anais do X ENANCIB, 2009.
BALDISSERA, R; SÓLIO, M. Responsabilidade, ética e comunicação: reflexões sobre a tensão organização-ecossistema. In: ARAÚJO, M; BAUER, M (Org.). Desenvolvimento regional e responsabilidade social: construindo e consolidando valores. Novo Hamburgo: Feevale, 2005. p. 23-36.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
E-COMMERCE BRASIL. As 10 maiores "lojas" detêm quase 49,7% de toda a audiência do e-commerce no Brasil - Alguns dados e insights. Disponível em: < https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/as-10-maiores-lojas-detem-quase-497-de-toda-a-audiencia-do-e-commerce-no-brasil-alguns-dados-e-insights> Acessado em 01 de junho de 2024.
EXAME. O que grandes empresas estão fazendo para ajudar o Rio Grande do Sul? Disponível em:https://exame.com/bussola/o-que-grandes-empresas-estao-fazendo-para-ajudar-o-rio-grande-do-sul/ . Acessado em 26 de junho de 2024.
G1. Enchentes no RS: Defesa Civil confirma mais uma morte e total chega a 178; 34 seguem desaparecidos. Disponível em: <https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/06/09/enchentes-no-rs-total-de-mortos-sobe-para-173-e-de-desaparecidos-cai-para-38.ghtml>. Acessado em 24 de junho de 2024.
G1 RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre e região registram 1,2 mil raios durante temporal, diz observatório. Disponível em: <https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/04/28/video-porto-alegre-e-regiao-registram-12-mil-raios-durante-temporal-diz-observatorio.ghtml>. Acessado em 26 de junho de 2024.
INTERCEPT BRASI. Enchentes no RS: leia o relatório de 2015 que projetou o desastre – e os governos escolheram engavetar. Disponível em <https://www.intercept.com.br/2024/05/06/enchentes-no-rs-leia-o-relatorio-de-2015-que-projetou-o-desastre-e-os-governos-escolheram-engavetar/>. Acessado em 26 de junho de 2024.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
MORAES, K. S. A Comunicação Organizacional como Agente Potencializador da Responsabilidade Social Empresarial. In: Sociedade, Contabilidade e Gestão. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 77-88, 2007.
RIGITANO, M. Redes e ciberativismo: notas para uma análise do centro de mídia independente. In: I Seminário Interno do grupo de Pesquisa em Cibercidades. Salvador: UFBA, 2003.
RUDIGER, F. As redes e a armação: da cultura do narcisismo ao fetichismo. In: Lopes, M. Kusnch, M. (Org). Comunicação, cultura e mídias sociais. São Paulo: ECA-USP, 2016.
SCHOMMER, P. Investimento social das empresas: cooperação organizacional num espaço compartilhado. Salvador: Scielo, v. 7, n.19, p. 145-160, 2000.
SHIRKY, C. A cultura da participação: Criatividade e Generosidade na Era Conectada. Zahar, 2008.
SMITH, N. C., & SIMONSON, I. The dark side of empathy: Consumer responses to negative emotional appeals. In: Journal of Marketing Research. 45(2), 297-310, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Gabriela Gadelha Romero, Patrícia Rakel de Castro Sena, Pablo Ricardo Monteiro Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).