Migrações, cidadania e saúde pública:

por um olhar cultural da comunicação organizacional

Autores

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Planejamento Estratégico da Comunicação, Cidadania Comunicativa, Campanhas Públicas de Saúde, Migrantes e Refugiados

Resumo

Este trabalho parte das teorias da comunicação organizacional (Kunsch, 2016) para empreender uma proposta de inter-relação com a noção de cidadania comunicativa (Mata, 2005, 2009), com o intuito de pensar a etapa do planejamento estratégico da comunicação (Santos, 2010, 2022) em sintonia com as demandas dos públicos com os quais se deseja dialogar, de modo a desenvolver, por exemplo, campanhas de saúde pública, que produzam conteúdos em proximidade com as demandas de públicos que estão à margem da sociedade, como é o caso de migrantes e refugiados. Assim, com base na pesquisa epistemológica, na pesquisa histórica da comunicação e na problemática da cultura, dialoga-se com Armand e Michèle Mattelart (2004, 2010), para compreender a comunicação como espaço de produção de conhecimentos sobre a sociedade. Ainda, por meio desse movimento teórico-metodológico, observa-se a potencialidade do saber comunicacional para a indução e o acesso a políticas públicas.

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Biografia do Autor

Rafael Foletto, UFSM

Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM - Campus Frederico Westphalen. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq-Brasil. Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos. 

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

FOLETTO, R. Migrações, cidadania e saúde pública:: por um olhar cultural da comunicação organizacional. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/70944. Acesso em: 22 nov. 2024.