A LUTA PELA IGUALDADE DE DIREITOS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS, LEOLINDA FIGUEIREDO DALTRO, MARIA LACERDA E BERTHA LUTZ

Autores

  • Luizelene Moreira de Sousa UFPE
  • Eleta de Carvalho Freire UFPE

Resumo

Este artigo objetiva identificar aproximações e distanciamentos nos ideários feministas de três mulheres brasileiras nascidas no século XIX, e que se envolveram politicamente com as lutas pelos direitos das mulheres na primeira metade do século XX, que foram: Leolinda de Figueiredo Daltro (1859–1935), Maria Lacerda de Moura (1887-1945) e Bertha Lutz (1894-1976). Os achados emergem de uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados revelam a relevância e as contribuições da atuação política dessas mulheres na luta por igualdade de direitos e cidadania para as mulheres, que teve na conquista do direito ao voto em 1932 sua primeira conquista. Essas brasileiras assumiram posicionamentos, ora convergentes, ora divergentes, mas mantendo ideais comuns, embora os meios para chegar a esses ideais as tenham distanciado em vários momentos de suas trajetórias que seguiram caminhos independentes e enfrentaram limitações em razão das forças adversas da sociedade no período por elas vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

MOREIRA DE SOUSA, L.; DE CARVALHO FREIRE , E. A LUTA PELA IGUALDADE DE DIREITOS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS, LEOLINDA FIGUEIREDO DALTRO, MARIA LACERDA E BERTHA LUTZ. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/educare/article/view/52334. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO ESCO