PROJETO DIDÁTICO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

CULTURA NEGRA NA ESCOLA

Autores

  • José Walmilson do Rêgo Barros UFPE
  • Eleta Freire UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Resumo

Este artigo discute as possibilidades didáticas da utilização da metodologia da pedagogia de projetos para o estudo das relações étnico-raciais na escola para o ensino e aprendizados históricos. Entendendo ser o projeto didático um caminho de efetiva participação dos estudantes no desenvolvimento das suas aprendizagens, assim como na sua autonomia e concepção do conhecimento de forma globalizado discutimos teoricamente as motivações da organização do ensino por meio de projeto didático e relatamos elementos de um exemplo de nossas práticas através de um projeto didático de intervenção na escola. Os resultados nos indicam o quanto o uso da metodologia de projetos didáticos dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, assim como põe os estudantes como elemento central no ensino e responsáveis pelas suas aprendizagens.

Palavras-chaves: Pedagogia de projeto. Ensino de história. Relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleta Freire, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professora da Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFPE. Doutora e Mestra em Educação PPGE/UFPE. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em História da Educação e Ensino de História (NEPHEPE) e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular, Infância e Juventude (NUPEP). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Contemporaneidade (GPECC). Pesquisa e orienta pesquisas sobre: Currículo e Cultura; Currículo e Gênero; Ensino de História; Formação de Professores; Prática Pedagógica. Líder do grupo de pesquisa e educação, currículo e contemporaneidade- GPECC.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

JOSÉ WALMILSON DO RÊGO BARROS; ELETA DE CARVALHO FREIRE. PROJETO DIDÁTICO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CULTURA NEGRA NA ESCOLA. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/educare/article/view/52667. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO ESCO