LEITURA EM SALA DE AULA: O CONTROLE DO CORPO DAS MULHERES EM O CONTO DA AIA, DE MARGARET ATWOOD

Autores

  • Cristiane Montarroyos Santos Umbelino Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Thereza Didier de Moraes

Resumo

A leitura em sala de aula ainda não é uma prática na maioria das escolas. Então, a partir da experiência de roda de leitura na Escola Estadual Santo Inácio de Loyola, em Olinda, apresentamos a sugestão de discutir a obra O conto da aia, de Margaret Atwood, sob a perspectiva do controle do corpo das mulheres representado na narrativa. Acreditamos que a discussão seria adequada para turmas a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. Além disso, ensinar literatura é um ato político que, neste artigo, chama atenção para a violência contra a mulher. Violência simbolizada, no texto literário, como a supressão das identidades individuais das Aias por meio do controle dos seus corpos e desejos.

Palavras-chave: Leitura em sala de aula. Literatura. Controle do corpo das mulheres. Violência contra a mulher.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

MONTARROYOS SANTOS UMBELINO, C.; DIDIER DE MORAES, M. T. . LEITURA EM SALA DE AULA: O CONTROLE DO CORPO DAS MULHERES EM O CONTO DA AIA, DE MARGARET ATWOOD. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–17, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/educare/article/view/53707. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO ESCO