Educação e cultura popular nas especificidades da Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

  • Clarice Wilken de Pinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva Universidade Federal de Ouro Preto

Resumen

O artigo trata do encontro entre a Educação e Cultura Popular e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no intuito de reconhecer traços da expressão cultural dos estudantes nas propostas pedagógicas de duas escolas brasileiras. A face cultural da identidade dos jovens e adultos é basilar à qualidade da EJA e subsidia a formação do educador para atuar na área. Os dados qualitativos construídos com observação, entrevistas e acompanhamento de quatro (4) estudantes em roteiros culturais apontaram que eles são produtores e consumidores da cultura local e participantes das atividades culturais escolares oferecidas. Os pontos aqui levantados por meio da escuta aos estudantes mostraram não só especificidades dos sujeitos que compõem a EJA, como também o conjunto cultural do qual fazem parte. Este estudo mostrou que a cultura popular ainda é tímida nas propostas pedagógicas, o que demonstra a necessidade de se estabelecer diálogo entre as demandas educacionais e culturais.

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Biografía del autor/a

Clarice Wilken de Pinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). E-mail: clarice_fae@yahoo.com.br

Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E-mail: fernandasilva@ufop.edu.br

Publicado

2022-12-22

Cómo citar

DE PINHO, C. W. .; SILVA, F. A. O. R. Educação e cultura popular nas especificidades da Educação de Jovens e Adultos. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 6, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/educare/article/view/65298. Acesso em: 3 jun. 2024.

Número

Sección

Fluxo contínuo