Curso de Educação em Direitos Humanos: Promovendo a Cidadania por uma proposta dialógica

Autores

  • Paloma Abelin Saldanha Marinho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Emmanuela Neves Gonsalves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Priscilla Blini Machado dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Izabel Solyszko Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre um curso de educação em Direitos Humanos no âmbito da implementação de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, analisando sua prática e as reformulações ao longo do processo a partir do aporte teórico de Paulo Freire e da compreensão da categoria de gênero como fundamental na interação entre sujeitos sociais. Pretende-se demonstrar as aproximações do curso com a proposta da pedagogia libertadora freireana, contextualizá-lo no marco dos avanços do feminismo no Brasil, apresentá-lo como possibilidade de exercício da cidadania das mulheres e refletir a respeito dos desafios encontrados neste exercício e na politização dos sujeitos em nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Paloma Abelin Saldanha Marinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Emmanuela Neves Gonsalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Priscilla Blini Machado dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Residente da Especialização em Violência de Gênero e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Izabel Solyszko Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Serviço Social pela mesma universidade.

Publicado

2014-04-16

Como Citar

MARINHO, P. A. S.; GONSALVES, E. N.; MACHADO DOS SANTOS, P. B.; GOMES, I. S. Curso de Educação em Direitos Humanos: Promovendo a Cidadania por uma proposta dialógica. Gênero & Direito, [S. l.], v. 3, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ged/article/view/18283. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre