DISCURSO, SIMBOLOS E RELAÇÕES DE GÊNEROS: UMA ANALISE DA TRIPLA JORNADA DE TRABALHO DA MULHER E SUAS CONSEQUENCIAS

Autores

  • Filipe Lins Santos
  • Eveline Lucena Neri

Resumo

O objetivo desse trabalho é mostrar como o discurso e os símbolos sociais interferem diretamente na inserção de um grupo na sociedade. Compreende-se que em razão disso as políticas públicas devem ter como base um estudo critico do discurso e símbolos que revestem e trazem violações de direitos a determinado setor. Para isso foi utilizada como marco teórico a discussão de interseccionalidade em Kimberlé Crenchaw e consubstancialidade em Danièle Kergoat, o simbolismo de Pierre de Bourdieu e o discurso em Michel Foucault. A metodologia tem um enfoque sócio-juridico para relacionar como viabilizar uma reflexão sobre os dilemas presentes na estrutura social e estudar uma maneira de garantir direitos através de políticas públicas. As conclusões obtidas com a pesquisa refletem uma compreensão de um trabalho discursivo, isto é, políticas públicas com enfoque linguístico, logo tratando com o discurso produzido na esfera social pode ser de grande importância para garantir direitos, uma vez que busca atingir as bases do poder que elabora a identidade estigmatizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Lins Santos

Atualmente é estudante da Universidade Federal da Paraíba, exerceu por 1 ano e 5 meses a monitoria em Direitos Humanos através do Programa de Iniciação a Docência, estudante pesquisador voluntário do Programa de Iniciação Cientifica com pesquisa sobre políticas públicas para as mulheres, estudante pesquisador em projeto de pesquisa financiado pelo CNPQ com tema na área de políticas públicas de gênero, participou da extensão universitária sobre sistemas interamericano de direitos humanos, membro do NEPGED e atuou como estagiário na Procuradoria Federal na Advocacia Geral da União (AGU). Atualmente é estudante pesquisador bolsista do Programa de Iniciação Cientifica com pesquisa sobre os direitos econômicos, sociais e culturais nas cortes internacionais de direitos humanos, atua como estagiário no escritório de advocacia empresarial, integrada a Equipe Editorial como Apoio técnico da Revista Gênero & Direito (G&D) e Revista do Instituto de Pesquisas Perspectivas e Novos Desafios de humanização do Direito Civil- Constitucional, Membro do Instituto de Pesquisas Perspectivas e Novos Desafios de humanização do Direito Civil- Constitucional, criador do site nepged.com e ufpb.br/idcc.

Publicado

2014-03-26

Como Citar

SANTOS, F. L.; NERI, E. L. DISCURSO, SIMBOLOS E RELAÇÕES DE GÊNEROS: UMA ANALISE DA TRIPLA JORNADA DE TRABALHO DA MULHER E SUAS CONSEQUENCIAS. Gênero & Direito, [S. l.], v. 3, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ged/article/view/18597. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre