LIMITES ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O DISCURSO DO ÓDIO: CONTROVÉRSIAS EM TORNO DAS PERSPECTIVAS NORTE-AMERICANA, ALEMÃ E BRASILEIRA

Autores

  • Nevita Maria Pessoa de Aquino Franca Luna Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Gustavo Ferreira Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Liberdade de expressão. Discurso do ódio. Minorias. Preconceito. Cultura.

Resumo

O escopo do artigo foi analisar as restrições de conteúdo à liberdade de expressão, no caso do discurso do ódio. Em um primeiro momento, abordou-se a liberdade de expressão, delimitando seu significado, conteúdo e propósito. Em seguida, apontou-se o discurso do ódio como elemento inibidor da liberdade de expressão por ofender os membros das minorias tradicionalmente discriminadas, que estão em inferioridade numérica ou em situação de subordinação cultural, socioeconômica ou política. Posteriormente, foram discutidos alguns aspectos dos modelos norte-americano (liberdade negativa) e alemão (liberdade positiva), para mostrar que culturas diversas, mas sensibilizadas com os problemas das minorias, aportam soluções jurídicas diferentes. Por último, verificou-se uma aproximação do posicionamento da corte brasileira com a doutrina alemã, a partir da análise dos casos paradigmáticos do editor Siegfried Ellwanger e da Escola de Samba Unidos da Viradouro. O posicionamento do Brasil, país multicultural e formado por diferentes etnias, pode orientar um novo processo de defesa das minorias que, apesar de envolver a colisão de direitos fundamentais consagrados (dignidade, igualdade e liberdade), ainda encontra barreiras incompatíveis com a democracia pluralista contemporânea. Ademais, o debate acerca dos limites entre a liberdade de expressão e o discurso do ódio ganha espaço nas ciências jurídicas e deve ser instigado porque, embora trate de um problema antigo, algumas questões permanecem sem contornos bem definidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nevita Maria Pessoa de Aquino Franca Luna, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Advogada, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Gustavo Ferreira Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Valência, Espanha, e professor dos Programas de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Referências

ALEMANHA. Código Civil Alemão (1900). Bürgerliches Gesetzbuch: promulgado em 1 º de janeiro de 1900. Disponível em: <http://www.ligiera.com.br/codigos/cc_alemao_(em_alemao).pdf> Último acesso em: 11/08/2014.

ALEMANHA. Constituição (1949). Lei Fundamental da República Federal da Alemanha: promulgada em 23 de maio de 1949. Disponível em: <https://www.btg-bestellservice.de/pdf/80208000.pdf> Último acesso em: 20/08/2014.

BRANCO, Paulo Gustavo Gonet (org.). A liberdade de expressão na jurisprudência do STF. Brasília: IDP, 2012.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Último acesso em: 20/08/2014.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus 82.424-2/RS. Paciente: Siegfried Ellwanger. Impetrante: Werner Cantalício João Becker. Coator: Superior Tribunal de Justiça. Relator: Ministro Moreira Alves. Brasília, 2003.

BRUGGER, Winfried. Proibição ou proteção do discurso do ódio? Algumas observações sobre o direito alemão e o americano. Revista de Direito Público, Brasília, v. 15, n. 117, jan.-mar. 2007.

CRUZ, Natália dos Reis. O integralismo e a questão racial. A intolerância como princípio. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2004. Disponível em: <http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2187> Último acesso em: 12/08/2014.

FISS, Owen M. A Ironia da liberdade de expressão: Estado, regulação e diversidade na esfera pública. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

FISS, Owen M. Free Speech and Social Structure. Iowa Law Review. N. 71, 1986.

FREITAS, Riva Sobrado de; CASTRO, Matheus Felipe de. Liberdade de Expressão e Discurso do Ódio: um exame sobre as possíveis limitações à liberdade de expressão. Revista Seqüência. Florianópolis, UFSC, Volume 34, nº 66, 2013.

FUENTE, Oscar Pérez de la. Libertad de expresión y el caso del lenguaje del odio. Una aproximación desde la perspectiva norteamericana y la perspectiva alemana. CEFD - Cuadernos Electrónicos de Filosofía del Derecho. N. 21, 2010.

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito nos Estados Unidos. Barueri: Manole, 2004.

INGBER, Stanley. Marketplace of ideias: A legitimizing myth. Duke law jornal, vol. 1984, número 1, p. 1-91.

LAFER, Celso. A internacionalização dos direitos humanos. Constituição, racismo e relações internacionais. Barueri: Manole, 2005.

MACHADO, Jónatas E. M. Liberdade de expressão: dimensões constitucionais da esfera pública no sistema social. Coimbra: Coimbra Editora, 2002.

MACHADO, Maria Costa Neves. Liberdade de expressão e restrições de conteúdo análise do caso Ellwanger em diálogo com o pensamento de Celso Lafer. Revista dos Tribunais, vol. 931, 2013.

MENDES, Gilmar Ferreira. BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2012.

MEYER-PFLUG, Samantha Ribeiro. Liberdade de Expressão e Discurso do Ódio. São Paulo: RT, 2009.

MILL, John Stuart. Sobre la libertad. Madrid: Centro de Publicaciones Ministerio de Trabajo y Seguridad Social, 1991.

POSNER, Richard. Fronteiras da teoria do direito. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2011.

RIBEIRO, Raisa. Duarte da Silva. O discurso de incitamento ao ódio e a negação do holocausto: restrições à liberdade de expressão? Universidade de Coimbra. Trabalho final de Pós-Graduação em Direitos Humanos, 2012. Disponível em: Último acesso em: 11/08/2014.

SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais na Constituição de 1988. Uma Teoria Geral dos Direitos Fundamentais na Perspectiva Constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

Publicado

2014-11-03

Como Citar

FRANCA LUNA, N. M. P. de A.; SANTOS, G. F. LIMITES ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O DISCURSO DO ÓDIO: CONTROVÉRSIAS EM TORNO DAS PERSPECTIVAS NORTE-AMERICANA, ALEMÃ E BRASILEIRA. Gênero &amp; Direito, [S. l.], v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ged/article/view/20472. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Gênero, Sexualidade e Feminismo