A RESISTÊNCIA DAS MULHERES AO “PROJETO DA MORTE”: UMA ANÁLISE ACERCA DA POSSÍVEL AUTONOMIA FEMININA DA CHAPADA DO APODI/RN

Autores

  • Gilmar Fonsêca Júnior Universidade Potiguar - UnP
  • Jaqueline Daniele de Oliveira Brasil Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Palavras-chave:

Conflito Socioambiental. Autonomia Feminina. Perímetro Irrigado. Agronegócio. Agroecologia.

Resumo

Este texto apresenta um estudo acerca da resistência popular, que acontece ao Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi, uma alternativa idealizada pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, na Chapada do Apodi – local de agricultura familiar. A resistência acontece por parte das camponesas e camponeses, em decorrência das inúmeras violações aos direitos humanos, sociais, culturais, patrimoniais e ambientais. Para tanto, a abordagem da pesquisa será concentrada na resistência feminina, que possui grande importância, ao promover a igualdade de gêneros por meio do trabalho que fazem na região. Tal atitude reflete na participação ativa na luta contra o projeto, denominado pelos resistentes de “Projeto da Morte”, uma vez que ele será responsável por destruir a base agroecológica e sustentável que lá predomina. O objetivo geral do presente estudo é verificar e analisar a possível autonomia das mulheres na luta dos agricultores contra o referido projeto, enquanto que a metodologia utilizada se pauta em referências bibliográficas, bem como em entrevistas, que constituíram a coleta de dados. A conclusão obtida, frente à hipótese inicial de que havia autonomia feminina, comprovou a existência da mesma, como ação coletiva de trabalhadoras rurais camponesas ao referido projeto, desconstruindo as opressões de gênero que possam haver em suas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-04-20

Como Citar

FONSÊCA JÚNIOR, G.; OLIVEIRA BRASIL, J. D. de. A RESISTÊNCIA DAS MULHERES AO “PROJETO DA MORTE”: UMA ANÁLISE ACERCA DA POSSÍVEL AUTONOMIA FEMININA DA CHAPADA DO APODI/RN. Gênero & Direito, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ged/article/view/23617. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos e Políticas Públicas de Gênero