PARA QUE SERVE A MULHER DO ANÚNCIO? ANÁLISE DE PUBLICIDADES DENUNCIADAS AO CONSELHO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA (CONAR)

Autores

  • Júlia Simões Zamboni Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Representação de gênero. Sexualidade. Publicidade

Resumo

Para este artigo foram selecionadas 9 campanhas publicitárias denunciadas ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) por desrespeito à mulher. A análise das imagens tem o objetivo de discutir a forma como a mulher é representada na publicidade e identificar padrões hegemônicos dessa representação. A publicidade ainda representa a mulher em posição inferior ao homem, objetificando seu corpo como estratégia merdadológica. A discussão avança também para o que chamo de “erotização da violência”, estratégia publicitária que constrói o prazer associado às práticas de violência e expõe representações de estupros e violências físicas contra as mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Simões Zamboni, Universidade de Brasília

Mestra em Comunicação Social pela Universidade de Brasília

Publicado

2016-05-03

Como Citar

ZAMBONI, J. S. PARA QUE SERVE A MULHER DO ANÚNCIO? ANÁLISE DE PUBLICIDADES DENUNCIADAS AO CONSELHO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA (CONAR). Gênero & Direito, [S. l.], v. 5, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ged/article/view/25137. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Gênero, Sexualidade e Feminismo