CONTORNAR E CONTORCER(-SE): CONTORCIONISMOS NA OBJETIFICAÇÃO DAS MULHERES EM CONTEXTO POLÍTICO PELOS MÉDIA PORTUGUESES

Autores

  • Sara Moreira Universidade do Porto
  • Sara Isabel Magalhães Universidade do Porto http://orcid.org/0000-0002-2924-3714
  • Conceição Nogueira Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.29268

Palavras-chave:

Género. Objetificação de Imagem. Despersonalização. Média.

Resumo

Pretende-se com este estudo refletir sobre a representação mediática das mulheres em cargos políticos. Partindo da compreensão dos mecanismos da objetificação das mulheres realizou-se uma análise temática de noticias publicadas no semanário Expresso entre julho e dezembro de 2015. Os resultados mostram que as noticias analisadas mantem representações genderizadas e pouco inclusivos. A despersonalização aparenta ser o mecanismo mais recorrente de desvalorização e objetificação destas mulheres em cargos políticos. Concluímos, assim, que os média, enquanto agentes de socialização , contribuem de forma substancial para a criação e perpetuação de construções sociais (assimétricas), particularmente de ideologias de género. Os conteúdos analisados parecem também realçar discursos de desigualdade facilitadores da objetificação da imagem das mulheres retratadas.

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

MOREIRA, S.; MAGALHÃES, S. I.; NOGUEIRA, C. CONTORNAR E CONTORCER(-SE): CONTORCIONISMOS NA OBJETIFICAÇÃO DAS MULHERES EM CONTEXTO POLÍTICO PELOS MÉDIA PORTUGUESES. Gênero & Direito, [S. l.], v. 6, n. 1, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.29268. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ged/article/view/29268. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Mídia, Gênero & Direitos Humanos