A DESCOBERTA DA HOMOSEXUALIDADE FEMININA NA ADOLESCÊNCIA: NOTAS SOBRE A ACEITAÇÃO E O PRECONCEITO ESCOLAR

Autores

  • Andréia Reis
  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2179-7137.2018v7n3.43006

Palavras-chave:

Adolescência, Homossexualidade, Preconceito, Escola.

Resumo

O presente artigo propõe-se a relatar a experiência de acompanhar os desafios em torno da descoberta da homossexualidade por uma adolescente de 16 anos. Esse acompanhamento foi realizado pelo Serviço de Psicologia de uma escola privada de um município no interior do Rio Grande do Sul. Destaca-se a compreensão acerca do lugar da adolescente e de suas inquietações no contexto escolar, sendo permeado por preconceitos, estigmas e intolerâncias. Ao analisar o caso, percebeu-se sua trajetória, os sofrimentos e as angústias, que foram narrados durante os atendimentos com a psicóloga. Tais atendimentos apontam para a importância da escuta no ambiente escolar, pois essa acolhida ajudou a jovem a conduzir suas descobertas com mais tranquilidade.

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Biografia do Autor

Andréia Reis

Psicóloga, Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Universidade Feevale).

Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Universidade Feevale).

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Publicado

2018-11-18

Como Citar

REIS, A.; OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. de. A DESCOBERTA DA HOMOSEXUALIDADE FEMININA NA ADOLESCÊNCIA: NOTAS SOBRE A ACEITAÇÃO E O PRECONCEITO ESCOLAR. Gênero & Direito, [S. l.], v. 7, n. 3, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2179-7137.2018v7n3.43006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ged/article/view/43006. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação, Gênero & Direitos Humanos (Edição Especial)