A DESCOBERTA DA HOMOSEXUALIDADE FEMININA NA ADOLESCÊNCIA: NOTAS SOBRE A ACEITAÇÃO E O PRECONCEITO ESCOLAR

Autores

  • Andréia Reis
  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2179-7137.2018v7n3.43006

Palavras-chave:

Adolescência, Homossexualidade, Preconceito, Escola.

Resumo

O presente artigo propõe-se a relatar a experiência de acompanhar os desafios em torno da descoberta da homossexualidade por uma adolescente de 16 anos. Esse acompanhamento foi realizado pelo Serviço de Psicologia de uma escola privada de um município no interior do Rio Grande do Sul. Destaca-se a compreensão acerca do lugar da adolescente e de suas inquietações no contexto escolar, sendo permeado por preconceitos, estigmas e intolerâncias. Ao analisar o caso, percebeu-se sua trajetória, os sofrimentos e as angústias, que foram narrados durante os atendimentos com a psicóloga. Tais atendimentos apontam para a importância da escuta no ambiente escolar, pois essa acolhida ajudou a jovem a conduzir suas descobertas com mais tranquilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Reis

Psicóloga, Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Universidade Feevale).

Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Universidade Feevale).

Referências

Becker, Daniel (1997), O que é adolescência? São Paulo: Brasiliense.

Britzman, Deborah (1996), “O que é esta coisa chamada amor? Identidade homossexual, educação e currículo”. Revista Educação & Realidade, 21, 71-96.

Cardoso, José Miguel (2010), Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. São Paulo: Pastoral Gadget.

Costa, Angelo Brandelli; Bandeira, Denise Ruschel; Nardi, Henrique Caetano (2015), “Avaliação do preconceito contra diversidade sexual e de gênero: construção de um instrumento”. Estud. psicol. Campinas, 32(2), 163-172. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103166X2015000200163&lng=en&nrm=iso.

Costa, Zuleica; Silva, Denise (2015), Educação sexual no Brasil: uma revisão bibliográfica do período de 2005 a 2015. In: SEFIC 2017, Canoas, RS. (Anais online). Disponível: file:///C:/Users/Usuario/Documents/artigos%20publica%C3%A7%C3%A3o/267-304-1-PB.pdf

Egypto, Antônio Carlos (2003), Orientação sexual na escola: um projeto apaixonante. São Paulo: Editora Cortez.

Fenwicke, Smith T. (1996), Adolescência: Guia de sobrevivência para pais e adolescentes. São Paulo: Ática.

Foucault, Michel (1979), Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Grall.

Gomes, Candido Alberto (2017), A diversidade sexual como direito humano. Curitiba: IV Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação. ISSN 2176-1396. Disponível: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/27732_14287.pdf

Grinspun, Miriam P. S. Zippin. A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez, 1994.

Hamdan, Amer Cavalheiro (2000), Introdução à psicologia do desenvolvimento. Cárdenas: Campo.

Louro, Guacira (1998), O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica.

Menegon, Carolina; Silva, Enio Waldir da (2015), A sexualidade feminina e a psicanálise: rompendo as amarras da moral sexual cristã e do sexo como reprodução. Rev. Gênero e Direito, 4(3), 122-139

Nunan, Adriana (2010), Preconceito internalizado e comportamento sexual de risco em homossexuais masculinos. Psicologia Argumento, 28(62), 247-259.

Papalia, Diane E.; Olds, Sally W. O mundo da criança. São Paulo: Markon Brooks, 1998.

Pinho, Raquel; Pulcino, Rachel (2016), Desfazendo os nós heteronormativos da escola: contribuições dos estudos culturais e dos movimentos LGBTTT. Educ. Pesqui., São Paulo, 42(3), 665-681.

Quaresma da Silva, Denise (2008). Discurso e gênero: uma discussão sobre modos de enunciar o feminino. Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder. ST 8 - Discurso e Gênero: A figura feminina.

Silva, Odacyr de Moura (2017), Trajetórias de vida e mudança de identidade sexual: quando não se encontra o pote de ouro no final do arco-íris. 2017.120f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) UFES. Vitória.

Vasconcelos, Celso S. (2002), Coordenação do trabalho Pedagógico. São Paulo: Libertad.

Publicado

2018-11-18

Como Citar

REIS, A.; OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. de. A DESCOBERTA DA HOMOSEXUALIDADE FEMININA NA ADOLESCÊNCIA: NOTAS SOBRE A ACEITAÇÃO E O PRECONCEITO ESCOLAR. Gênero & Direito, [S. l.], v. 7, n. 3, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2179-7137.2018v7n3.43006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ged/article/view/43006. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação, Gênero & Direitos Humanos (Edição Especial)