Uma análise do tríplice conceito de mito

Autores

  • Prisciane Pinto Fabricio Ribeiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-7295.2018v2n2.45027

Resumo

A proposta deste trabalho centra-se em analisar uma perspectiva triangular do conceito de mito, apresentada sob três formas de exposição do termo, a saber, mythos, μύθος e mito. A grafia latina mythos designará, em linhas gerais, o constructo do pensamento primitivo imbuído de sacralidade, compreendido na pesquisa a partir de excertos das obras homéricas e hesiódicas. Depois será observada, na Poética de Aristóteles, como essa noção desenvolveu-se dando margem para o surgimento do conceito aristotélico de μύθος (grafia grega), elemento constitutivo da composição literária, a fabulação, e, por fim, o termo mito (grafia portuguesa) será percebido como a unidade entre os dois conceitos anteriores, definido como uma narrativa ficcional cuja base foi desencadeada nos primórdios.

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Biografia do Autor

Prisciane Pinto Fabricio Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Formada no curso de Letras Clássicas, com habilitação em grego e latim, mestre em Letras e doutoranda na mesma área.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

RIBEIRO, P. P. F. Uma análise do tríplice conceito de mito. Letras et Ideias, João Pessoa, PB, v. 2, n. 2, p. 133–145, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2595-7295.2018v2n2.45027. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/letraseideias/article/view/45027. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos