O que diz o silêncio

discurso e ausência da voz feminina em O assassino cego, de Margaret Atwood

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-7295.2019v3n1.47709

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o romance O assassino cego, da autora canadense Margaret Atwood, com enfoque na representação de relações de gênero e dominação através do silêncio feminino em resposta à presença da voz masculina no texto. Será analisada a relação da protagonista Iris Chase e de seu marido, Richard, em específico no capítulo “Postcards from Europe”, que retrata sua lua-de-mel emocionalmente conturbada. Ao invés de diálogos entre o casal, a autora nos apresenta engajamentos quase unilaterais, uma vez que a voz de Iris frequentemente é suprimida pela de Richard, surgindo fracamente sempre que encontra a dele, em oposição ao discurso que emprega nas suas interações com outras personagens, em especial personagens femininas. Com base nas análises de discurso de Foucault (1996) e Johnstone (2008) e nos estudos feministas de Beauvoir (2009), investigaremos de que modo essas escolhas narrativas acentuam a relação desigual entre ambos os personagens, ilustrando o desequilíbrio de poder entre gêneros observável no contexto das relações tradicionais.

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Biografia do Autor

Isabor Meneses Quintiere, Universidade Federal da Paraíba

Formada em Letras - Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (2013-2017). Mestranda no PPGL pela Universidade Federal da Paraíba (2019-2021).

Genilda Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985), Especialização em Literatura Anglo-Americana (1986), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e Doutorado em Letras (Inglês e Literaturas de língua inglesa) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Realizou Estágio Pós-Doutoral na UFSC (2018). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nas seguintes áreas: narratologia e intermidialidade; cinema e literatura; adaptação fílmica; teorias da narrativa literária e fílmica; narrativas poéticas.

Referências

ATWOOD, Margaret. The blind assassin. Canada: Anchor, 2001. 521 p.

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FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

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Publicado

2019-07-25

Como Citar

QUINTIERE, I. M.; AZERÊDO, G. O que diz o silêncio: discurso e ausência da voz feminina em O assassino cego, de Margaret Atwood. Letras et Ideias, João Pessoa, PB, v. 3, n. 1, p. 62–75, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2595-7295.2019v3n1.47709. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/letraseideias/article/view/47709. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Tendências contemporâneas de autoria feminina