Notas do caso para ensino: Não Zere a Quilometragem, Meu Jovem! Marketing Social para Educação no Trânsito
Abstract
Este caso objetiva ensinar aos alunos a aplicarem os conceitos de Marketing Social para promover uma mudança de comportamento nos jovens no tra nsito no municí pio de Picos, uma cidade de grande fluxo rodoviário e cada vez mais forte como um pólo regional em saúde e educação. Nos últimos anos tornou-se uma das cidades de trânsito mais violento do Brasil, proporcionalmente, levando a morte jovens que conduzem veículos sem o devido uso de equipamentos de segurança e em muitos casos embriagados. A fiscalização é precária e consequentemente a desobediência a lei e constante, as poucas campanhas de educação no trânsito são pontuais e parecem ser ineficazes, desta forma, o caso traz, diante de mais um acidente de grande choque emocional na região, a exigência de famílias, cansadas de notícias trágicas, por ações públicas e sociais que mudem essa realidade. Uma audiência pública foi o ponto de partida para a solução desse dilema, onde para uma mudança de comportamento o conhecimento sobre cada ferramenta de Marketing Social deve se adequar a causa.Downloads
References
BASTOS, Jorge Tiago. Geografia da mortalidade no trânsito no Brasil. 2011. Tese de Doutorado. Universidade
de São Paulo.
CHENG, Hong; KOTLER, Philip; LEE, Nancy. Social marketing for public health: global trends and
success stories. Jones & Bartlett Learning, 2011.
COSTA, F. J. Marketing e sociedade. Joa o Pessoa: Editora UFPB, 2015.
DO BRASIL, OS JOVENS. MAPA DA VIOLÊNCIA. 2014.
GRITO DAS CINCO. Lata amassada para conscientizar motorista. Em: http://www.gritodascinco.
com.br/blog/archives/tag/alcool-e-direcao, 2010, acesso em 06 de Novembro2015 .
INFOMOTOS. Frota de motocicletas cresce no Brasil. Site da web. Disponível em
http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/frota_de_motocicletas_cresce_no_brasil-37360.html,
acesso em 06 de Novembro de 2015 .
LEE, Nancy R.; KOTLER, Philip. Social marketing: Influencing behaviors for good. Sage, 2011.
LEFEBVRE, R. C. Social marketing and social change: Strategies and tools for improving health,
well-being, and the environment. John Wiley & Sons, 2013
MACHADO, M. E, MACHADO, P. M. Campanha da Fiat adverte para mistura de álcool e direção. Disponível
em: http://www.materiaincognita.com.br/campanha-da-fiat-adverte-para-mistura-de-alcoole-
direcao/#axzz3tklo08dY, 2012, acesso em 06 de Novembro2015 .
MAIA, L. Anúncios alertam que bebida e direção não combinam. Disponível em: http://wp.clicrbs.
com.br/semcensura/2010/12/30/anuncios-alertam-que-bebida-e-direcao-nao-combinam/?
topo=84,2,18,,,67, 2010, acesso em 06 de Novembro2015.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema de Informação de Mortalidade. Disponível na Internet:
http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=060701. Acesso em 14 de Novembro de 2015.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. DATASUS. Informações de Saúde. Mortalidade, 2011 Disponível na Internet:
http://www.datasus.gov.br/cgi/sim/dxopcao.htm. Acesso em 06 de Novembro de 2015.
REDAÇAO. Educação no trânsito aborda álcool e direção entre jovens de 18 a 25 anos, 2012. Disponível
em: http://cidadeverde.com/noticias/113204/educacao-no-transito-aborda-alcool-e-direcaoentre-
jovens-de-18-a-25-anos, acesso em 07 de Novembro de 2015.
SEGURA, ONG CRIANÇA. Prevenção de Acidentes com crianças. 2012. 2013.
OBSERVATORIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIARIA. Brasil gasta mais de R$ 16 bilhões por ano com
acidentes de trânsito. Disponível na Internet: http://www.onsv.org.br/noticias/brasil-gasta-mais-der-
-bilhoes-por-ano-com-acidentes-de-transito. Acesso em 14 de Novembro de 2015.
WAISELFISZ, J. J. Mapa da violência 2013: acidentes de trânsito e motocicletas. Rio de Janeiro. 2013.
WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. WHO global status report on road safety 2013: supporting
a decade of action. World Health Organization, 2013.