Percepção do consumidor sobre imagens utilizadas pelas indústrias de produtos alimentícios: manipulação ou realidade?

Authors

  • Isabella Alves de Almeida Barreto IFRN
  • Joana Sabino da Silva IFRN
  • Tatiane Nunes Viana de Almeida IFRN

Keywords:

Propaganda enganosa. Embalagem. Rótulo. Propaganda. Produto alimentício.

Abstract

A presente pesquisa teve por objetivo analisar a percepção do cliente em relação a possível modificação de imagens utilizadas no processo de comunicação da empresa com o público-alvo, em especial nas propagandas, embalagens e rótulos de produtos alimentícios. As embalagens são a porta de entrada para a potencial compra, enquanto que as propagandas prometem algo que o consumidor deseja experimentar quando adquire o produto. Quando essa imagem e/ou promessa não é fiel ao produto comercializado, o consumidor pode vir a ser vítima de propaganda enganosa. Por isso, investigar o conhecimento do público sobre o tema, bem como suas experiências, se mostra relevante, uma vez que uma vivência com propaganda enganosa pode mudar o relacionamento do consumidor com a empresa, como a fidelidade à marca e frequência de consumo do produto. Dessa forma, a presente pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, de natureza quantitativa. Os dados foram levantados através da aplicação de um questionário para servidores ativos de uma Instituição Pública Federal do Rio Grande do Norte, por meio de um censo, realizado em novembro de 2017. Os resultados alcançados revelam que os respondentes têm o hábito de consumirem produtos alimentícios industrializados e costumam observar as embalagens. Eles acreditam que o uso de imagens facilita a compreensão do que está sendo vendido. Por esse motivo, prefeririam que a figura ilustrada não fosse manipulada. Revelaram, também, saber o que é propaganda enganosa e, apesar de possuírem um conhecimento médio sobre o Código de Defesa do Consumidor, declararam que saberiam como agir frente a uma experiência na qual se sentissem lesados pelo conteúdo exposto nas embalagens, rótulos ou propagandas. Dado o exposto, sugere-se que sejam realizados mais estudos para aprofundar o tema.

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Published

2017-12-31

Issue

Section

Pesquisa & Mercado