AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CCSA/UFPB
Keywords:
Satisfação, Insatisfação, Estudantes, Ensino Superior.Abstract
O objetivo desta pesquisa foi mensurar o nível de satisfação e/ou insatisfação com o curso efetuada pelos estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Trata-se de um estudo quantitativo destinado aos estudantes do CCSA/UFPB. Os estudantes responderam ao instrumento de maneira voluntária e espontânea. Os dados foram tratados e analisados através de métodos de estatística descritiva. Os resultados permitiram identificar um alto índice de satisfação dos estudantes do CCSA/UFPB com relação ao curso escolhido. Os elementos determinantes da satisfação se concentram nos fatores psicológicos dos indivíduos estudados bem como no corpo docente e nas oportunidades profissionais. No tocante a insatisfação dos estudantes, a estrutura física da Instituição foi o fator mais representativo.
Downloads
References
APPLETON-KNAPP, S. L.; KRENTLER, K. A. Measuring student expectations and their effects on satisfaction: the importance of managing student expectations. Journal of Marketing Education, Newbury Park, v. 28, p. 254-264, 2006
BARDAGI, M. P.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO, Â. C. Trajetória acadêmica e satisfação com a escolha profissional de universitários em meio de curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Ribeirão Preto, v.4, n. 1-2, p. 153-166, 2003.
BEBER, S. J. N. Estado atual dos estudos sobre a satisfação do consumidor. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 23., Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ENANPAD, 1999. 1 CD-ROM.
CASTILLO, J. A. B.; LOPES, H. E. G. Avaliação do processo educacional num curso de Administração: o ponto de vista dos alunos. In: Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 7., 1996, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANGRAD, 1996. 1 CDROM.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 193-207, 2008.
DOUGLAS, J.; DOUGLAS, A.; BARNES, B. Measuring student satisfaction at a UK university. Quality Assurance in Education, Bingley, v. 14, n. 3, p. 251-267, 2006.
DOUGLAS, J.; MCCLELLAND, R.; DAVIES , J. The development of a conceptual model of student satisfaction with their experience in higher education. Quality Assurance in Education, Bingley, v. 16, n. 1, p. 19-35, 2008.
Doz Y. L. The evolution of cooperation in strategic alliances: Initial conditions or learning processes? Strategic Management Journal. 17: 55-83, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HERZBERG, F. The motivation to work. 18th ed. New York, Wiley, 1959.
KANAN, H. M.; BAKER, A. M. Student satisfaction with an educational administration preparation program: a comparative perspective. Journal of Educational Administration, Bingley, v. 44, n. 2, p. 159-169, 2006.
LIKERT, R. New patterns of management. New York. McGraw-Hill, 1967.
MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, v. 50, n. 4, p. 370-396, 1943.
MCGREGOR, D. The Human Side of Enterprise, New York: McGraw–Hill Book Co., 1960.
PETRUZZELLIS, L.; D’UGGENTO , A. M.; ROMANAZZI, S. Student satisfaction and quality of service in Italian universities. Managing Service Quality, Bingley, v. 16, n. 4, p. 349-364, 2006.
PRODANOV, C. C. Manual de metodologia científica. 3. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2006.
SOUZA, S. A.; REINERT, J. N. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, p. 159-176, mar. 2010
TAYLOR, F. W. The principles of scientific management. 6th ed. New York: Harper and Brothers, 1911.
YIN, D.; LEI, S. A. Impacts of campus involvement on hospitality student achievement and satisfaction. Education , Mobile, v. 128, n. 2, p. 282-293, 2007.