AS MÁSCARAS GROTESCAS DE MEYERHOLD

DA BARRACA DE FEIRA AO CIRCO

Autores

  • Carlos Eduardo Alves Duarte Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2021v12n2.61695

Resumo

Este artigo possui como finalidade traçar um percurso da carreira do encenador e ator Vsévolod Meyerhold, com foco em sua ligação com o Teatro de Feira, as máscaras e o grotesco. Para isto, delimitou-se um recorte quanto aos termos máscara e grotesco na poética meyerholdiana e foram analisadas duas montagens suas em períodos distintos: Balagántchik, de Aleksandr Blok, e O Percevejo, de Vladímir Maiakóvski. Nestes dois trabalhos dirigidos por Meyerhold, é possível compreender como o artista trabalhou em épocas diferentes um frutífero diálogo com as formas populares das artes cênicas.

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

ALVES DUARTE SANTOS, C. E. AS MÁSCARAS GROTESCAS DE MEYERHOLD: DA BARRACA DE FEIRA AO CIRCO. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 12, n. 2, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2021v12n2.61695. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/61695. Acesso em: 21 dez. 2024.