Edições anteriores

  • Reminiscências do Efêmero
    v. 14 n. 2 (2023)

    Senso pedagógico e criação são fatores que integram essencialmente a formação de artistas da cena. A consciente vivência do efêmero e o aprendizado constante na aplicação de técnicas para representação de seres e relação com o espaço – ainda que abstrato – parecem constituir a singularidade das artes cênicas.

    O que sustenta boa parte dos trabalhos desta edição é a constituição da obra artística em consonância com atividades fruídas durante a vida. É o caso da palhaça Annie Fratellini e dos criadores brasileiros Luís Alberto de Abreu e Flávio de Carvalho.

  • Dialética e esclarecimentos em cena
    v. 14 n. 1 (2023)

    Enquanto diálogos entre manifestações artísticas diversas compõem a cena contemporânea, sendo perfilados na primeira seção desta edição, a dialética se apresenta num dossiê sobre o teatro proposto por um poeta pensador, que cumpriu com as funções de dramaturgo e diretor teatral: Bertolt Brecht. Numa junção que faz lembrar a dialética do esclarecimento, fazemos aqui um trocadilho que permite identificar o que se busca na sociedade dos tempos atuais, para o que a arte pode ser instrumento de extrema importância. Neste sentido, a dialética parece conter a resposta. Assim sendo... Em guarda!

  • Arte e Território
    v. 13 n. 2 (2022)

    Fazemos aqui uma troca de termos que compõem esta edição: a denominação Arte e Território diz respeito aos Diálogos e Fronteiras que se mostram possíveis quando se tem como instrumento as Pedagogias Periféricas. A posição sócio-cultural como desdobramento histórico, além do corpo como memória e reflexões sobre a voz falada e cantada na cena dão a ver a interação de tempos e movimentos artístico-culturais que resultaram ou que ainda movem a criação nas artes da cena contemporânea. Muito a se pensar, muito a continuar. E que assim seja!

  • Arte e Sociedade: Contestação nas Fronteiras
    v. 13 n. 1 (2022)

    Contribuições que abordam assuntos diferenciados, destacando-se os escritos sobre arte e fé, literatura erótica e cena, além do combate ao racismo por meio de manifestações da comunidade de ascendência africana, com seus devidos reflexos na cena e no pensamento artístico brasileiro.

  • Biomecânica e o diálogo possível
    v. 12 n. 2 (2021)

    Esta edição contempla aspectos históricos e técnicos na composição cênica cujo tópico privilegiado é o trabalho corporal. Desde uma referência direta às consequências educacionais e criativas trazidas pela pandemia do Corona Vírus, os textos em geral remetem ao necessário uso do corpo e da gestualidade como elementos fundamentais para a criação de uma obra artística no âmbito da cena.

  • Em tempos do remoto
    v. 12 n. 1 (2021)

  • A diáspora dos jogos teatrais no Brasil
    v. 11 n. 2 (2020)

    Esta edição contém duas seções, sendo a primeira delas dedicada à reflexão sobre os jogos teatrais na acepção de Viola Spolin, que teve sua primeira publicação no Brasil há quatro décadas. Com isto foram reunidos diversos textos especialmente escritos para esta publicação.

  • Fronteiras em diálogo
    v. 11 n. 1 (2020)

    Contando com vinte artigos dispostos em seções diversas, que vão desde a formação do artista cênico à análise crítica e ao diálogo entre as diversas manifestações artísticas, a edição traz ainda uma seção dedicada a Jerzy Grotowski. Nesta edição, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) teve extrema importância através do Termo de Outorga 043/2019, referente ao apoio à editoração e publicação de periódicos científicos. Ressalte-se que as opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações aqui expressas são de responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a visão da FAPESQ.

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