O ENSINO DE REPERTÓRIOS DE DANÇA

pode ocorrer na escola?

Autores

  • Alexsander Barbozza da Silva Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2024v15n2.72152

Resumo

Este estudo dançante/educativo tem como objetivo refletir acerca do ensino de repertórios de dança na escola, tendo como norteamento as premissas defendidas pela inspiradora artista-docente Isabel Marques. Em relação com a experiência da pessoa autora como docente em instituições de Educação Básica e no Ensino Superior. Dessa maneira, organizamos o referido escrito em dois ensaios criativos intitulados como: (1) O Ensino de repertórios e a criação de corpos cênicos, e (2) As experiências com repertórios no chão da escola. Com a efetivação desse texto, conseguimos perceber que os repertórios de Dança como um saber histórico e repleto de conhecimento que compõem essa linguagem artística, mas que seus processos de ensino-aprendizagem precisam ocorrer alicerçados no questionamento e problematização.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

SILVA, A. B. da S. . O ENSINO DE REPERTÓRIOS DE DANÇA: pode ocorrer na escola?. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 15, n. 2, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2024v15n2.72152. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/72152. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Cena e Formação