PERFORMATIVIDADE E CORPO-COGNIÇÃO AFÁSICO

a performance “O Encenador”

Autores

  • Juliana Calligaris Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2024v15n2.72157

Resumo

Este artigo investiga a criação na cena contemporânea a partir de processos artísticos do Programa de Expressão Teatral com atuadoras afásicas desenvolvido no Centro de Convivência de Afásicos, do Instituto de Estudos de Linguagem/UNICAMP. O artigo expõe parte da pesquisa sobre significação verbal/não verbal através do teatro performativo pelo estudo da relação entre linguagem, corpo e cognição na performance O Encenador. Investiga atenção conjunta e coocorrência multimodal de semioses, fala, gesto, olhar, etc., pela interação de diferentes processos semióticos ativos na construção de significados, a fim de propor novas pedagogias de criação artística a partir de corpos afásicos fenomênicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

CALLIGARIS, J. PERFORMATIVIDADE E CORPO-COGNIÇÃO AFÁSICO: a performance “O Encenador”. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 15, n. 2, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2024v15n2.72157. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/72157. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Cena e Formação