Evasão Escolar no Curso De Pedagogia da UFPB: na compreensão dos Gestores Educacionais

Autores

  • Marillia Duarte Fialho Universidade Federal da Paraíba
  • Emília Maria da Trindade Prestes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23179/2317-9082

Palavras-chave:

Educação Superior, Democratização do acesso, Evasão escolar.

Resumo

Este artigo apresenta dados de um estudo realizado junto aos gestores educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus I, que teve como objetivo identificar as principais causas de evasão escolar, a partir do estudo de caso do curso de Pedagogia, na modalidade presencial. Foi feito um recorte temporal do período de 2007 a 2012, que corresponde ao processo de expansão da educação superior no Brasil e, portanto, as políticas de acesso e democratização do ensino superior público foram objeto de análise desse estudo. Foram analisados os dados da evasão escolar no âmbito da UFPB, do Centro de Educação/Campus I, do curso de Pedagogia. Estas informações foram coletadas junto aos gestores educacionais deste Centro sobre as possíveis causas da evasão escolar no curso de Pedagogia. Segundo a amostra analisada, chegou-se à conclusão de que os gestores educacionais reconhecem as causas da evasão escolar no curso de Pedagogia atribuindo parte da responsabilidade para os alunos que não estão preparados para freqüentar o ensino superior e por outro lado reconhecem que a universidade também não está preparada para receber e apoiar a permanência da nova demanda social.

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Biografia do Autor

Marillia Duarte Fialho, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Gestão Comercial pela Faculdade de Tecnologica Uniuol (2010). Atualmente é estudante da Universidade Federal da Paraíba do Mestrado Profissional em gestão das Organizações Aprendentes

Emília Maria da Trindade Prestes, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autónoma de Mexico (1992). Professora Associado IV da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

11-05-2014

Como Citar

Fialho, M. D., & Prestes, E. M. da T. (2014). Evasão Escolar no Curso De Pedagogia da UFPB: na compreensão dos Gestores Educacionais. Gestão &Amp; Aprendizagem, 3(1), 42–63. https://doi.org/10.23179/2317-9082

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa